Por Flávia Ribeiro
O 1º “Encontros & Conexões” sobre Alergias Alimentares – 2023 foi o primeiro evento presencial nacional focado nos alérgicos alimentares. Aproximadamente 100 crianças maiores de sete anos, adolescentes com alergias alimentares, além de pais e responsáveis, participaram do evento durante todo o sábado, dia 05 de agosto em São Paulo, capital.
O encontro contou com programas informativos separados para os adultos e para os menores. A psicóloga Erika Campos Gomes, psicóloga clínica há mais de 20 anos, doutora e mestre em psicologia clínica pela PUC-SP, com pesquisa publicada sobre os impactos sociais da alergia alimentar, guiou os alérgicos por oficinas da sua Liga da Alergia, especialmente organizadas para o evento. A também psicóloga Nahara Ribeiro apoiou as oficinas voltadas para os menores.
A enfermeira Kátia Pacheco desenvolveu atividades com os menores e ensinou entre outras coisas a como utilizar uma caneta de adrenalina. Maira Figueiredo (CEO do App NuRÓTULO conversou com as crianças e adolescentes sobre sua busca por rótulos mais claros.
Os pais e responsáveis pelos alérgicos participaram de aulas com profissionais de saúde e militantes por conscientização sobre alergia alimentar e também tiveram a oportunidade de conversar e socializar com os outros pais/responsáveis.
O evento foi aberto por Bianca Kirschner, Fundadora do portal Conexão Alimentar e por seu filho Lucas Kirschner de Almeida, que inspirou o evento. Os cerimonialistas Leda Alves, fundadora do portal Livre Alimentar e Vanderlei Munhoz, pais de alérgicos alimentares, apresentaram as atividades que terminaram no início da noite.
A médica Renata Rodrigues Cocco, especialista em alergia e imunologia abriu as aulas destinadas aos adultos, seguida pela também médica Ana Carolina Rozalem, pediatra alergista e imunologista.
A fonoaudióloga Patricia Junqueira e a nutricionista Juliana Menezes também passaram conhecimento aos pais e responsáveis. Já a alergista Ariana Yang falou sobre o panorama atual da alergia alimentar e encerrou a rodada de aulas para os adultos.
A advogada Fernanda Mainier, cofundadora do movimento Põe no Rótulo e do portal Alergia Alimentar Brasil, e a jornalista Flávia Ribeiro Nunes Pizelli falaram sobre suas experiências como mães de alérgicos e na luta por mudanças. Fernanda faz parte do grupo de mães que há 14 anos conseguiu mudar a lei de rotulagem no Brasil.
Durante o almoço todos compartilharam refeições instantâneas da Mandala Comidas Especiais, que são livres dos principais alérgenos.
Os adolescentes Lucas Kirschner de Almeida e a dupla de irmãos Pedro e Joaquim Nunes Pizelli, todos alérgicos alimentares múltiplos, participaram da mesa redonda “Nossas vidas, nossas vozes!” moderada por Leda Alves.
Também mãe de alérgico e chef confeiteira inclusiva Priscila Lorente surpreendeu adultos, crianças e adolescentes com o lanche servido no meio da tarde.
Sucos Life Mix também foram servidos. É uma linha de bebidas funcionais da WNutritional, desenvolvida com o apoio de médicos e nutricionistas, para complementar a alimentação com os nutrientes essenciais que faltam na alimentação do dia-a-dia.
No encerramento todos saíram esperando pelo segundo encontro no próximo ano e impactados pela alegria das trocas de experiências compartilhadas. O evento contou com participantes das regiões sudeste, sul e centro oeste.
Ainda sob efeito de todas as vivências presenciais que foram possíveis no 1º “Encontros & Conexões” sobre Alergias Alimentares queremos falar sobre a importância de todos os apoios e patrocínios que recebemos. Eles foram fundamentais para que junto ao investimento da família Kirschner de Almeida e das famílias que realizaram as inscrições, todas as atividades pudessem acontecer durante um dia inteiro.
Convidamos vocês a conhecerem cada empresa que de forma generosa e solidária apoiou ou patrocinou o Encontros & Conexões.
Agradecemos também a todos os participantes e palestrantes que estiveram presentes demonstrando total responsabilidade social com a conscientização sobre alergia alimentar.