O Conexão Alimentar surgiu como uma alternativa para conectar interessados no tema alergia alimentar por meio de conteúdos de credibilidade e ações criativas, bem como, incentivar a troca de experiências e disseminar conhecimento. Dessa forma, o portal tem como objetivo apoiar portadores de alergias alimentares e seus familiares e também quem já está desenvolvendo ações dentro dessa comunidade. Ainda sem números exatos, no Brasil e no Mundo, milhões de pessoas refletem essa condição de alérgicos. O conhecimento, mais do que nunca, pode fazer a diferença em ter ou não uma vida completa.
A criação do portal e plataforma online pretende implementar uma comunidade para que pessoas e famílias envolvidas com o tema possam encontrar material confiável para consulta, tais como artigos de especialistas, estatísticas, palavra de quem vive essa situação diariamente, novidades em tratamentos, dicas e informações sobre estabelecimentos que oferecem opções para portadores de necessidades alimentares especiais e tudo mais que possa interessar.
A iniciativa surgiu da experiência prática. Somos uma família com dois filhos, sendo que um tem alergias alimentares severas! Levamos uma vida normal, com planejamento constante de sua alimentação em casa e fora dela. Nosso filho tem uma rotina igual a outras crianças: vai à escola, convive com familiares e amigos, viaja e brinca. “Uma vida normal, com conhecimento do tema”; esse é um dos nossos lemas.
Os últimos anos têm sido de grande aprendizado e sustos também. No início, nos sentimos sozinhos convivendo com a alergia alimentar do nosso filho. Com o passar do tempo, aprofundamos nosso conhecimento sobre o assunto e tivemos a oportunidade de conviver com várias famílias que vivem de maneira similar à nossa, mas com planejamento e conscientização conseguem vencer o dia a dia desse grande desafio de alergias alimentares. Isso foi e continua sendo muito gratificante.
É por meios desses contatos, dessa troca de experiência e desses processos que aprendemos como é importante estar em conexão com outras famílias e pessoas que passam pela mesma situação.
Recentemente, postei nas redes sociais que quando a gente convive com alergias alimentares, inúmeras vezes dá vontade de colocar o(a) alérgico(a) numa bolha! No entanto, nossa real missão é dar a eles a oportunidade de viverem de forma mais inclusiva possível! É muito difícil e requer muito planejamento. Nesse sentido, o portal Conexão Alimentar foi criado para que possamos aprender uns com os outros como gerenciar e evitar a exposição a alérgenos e a reconhecer e tratar reações.
Está lançada nosso primeira semente, uma conexão que vem para unir, conversar, responder, compartilhar, disseminar um assunto de extrema importância nos dias atuais. Esse diálogo começa agora, mas não tem prazo de terminar. Essa conexão é hoje. E é para sempre.
Seja bem-vindo(a) ao Conexão Alimentar!
Bianca Kirschner
Diretora do Portal Conexão Alimentar