Ser um adulto com alergias alimentares é ter coragem e resiliência

Meu nome é Fabiana Teodoro Fernandes, tenho 43 anos, moro em São Simão, interior de São Paulo!

Sou alérgica múltipla, minha alergia principal, de leite com diagnóstico tardio, acredito, me fez chegar à atual situação. Hoje, sou alérgica a ovo, soja, trigo, milho, peixe, crustáceos, nuts e frutas, cacau. Minha dieta hoje é composta por 17 alimentos permitidos, mas aos poucos tenho adquirido tolerância e aumentando o “leque” da alimentação.

Fui diagnosticada com 36 anos. Antes, já sabia que tinha uma “certa” alergia ao leite; não o tomava, nem iogurtes, mas consumia os derivados; uma vida de muitos vômitos, internações, infecções, antibióticos, mas nenhum diagnóstico certo. Quando minha caçula nasceu alérgica a leite, ovo e soja, entendi melhor o sentido de tudo. Apesar de minha família ter convivido com as alergias, pois meu irmão também é alérgico ao leite desde bebê, eu acho que passei despercebida. Por volta da década de 1980, não haviam tantos diagnósticos.

Minha filha mais velha também é alérgica, tem urticária ao frio.

Minha rotina sem dúvidas é cheia de cuidados. Além das alergias alimentares múltiplas, tenho asma alérgica grave de difícil controle e uma forte alergia aos ácaros. Dessa forma, os cuidados vão desde a alimentação e as contaminações cruzadas ao cuidado com os recipientes e utensílios da cozinha e com a casa.

Agora, estamos na quarentena, bem mais tranquilo na questão da alimentação, visto que estou em casa. Mas minha rotina é bem agitada; sou professora na educação infantil, funcionária pública, dou aula os dois períodos, então preciso estar com a alimentação preparada, não me alimento fora de casa (digo comprados e prontos). A alimentação requer um bom tempo de preparo. Fora da quarentena, os passeios, viagens e saídas precisam ser planejados, levo tudo que preciso, mas participo, gosto de passear e acho muito importante eu me incluir da minha maneira no social.

E, claro, preparo as receitas com carinho e compartilho em minha página com o intuito de ajudar na alimentação dos alérgicos múltiplos, intolerantes e adeptos de uma alimentação saudável, pois isso útil para todos.

Ser um adulto com alergias alimentares é ter coragem, resiliência, força, determinação, enfrentar com perseverança cada desafio. Pois temos inúmeras responsabilidades, com casa, filhos, trabalho… e, no trabalho, encontramos muitas pessoas receptivas, compreensivas, outras nem tanto ou bem pouco. Inúmeras vezes, chorei ao chegar em casa por causa de alguém no trabalho sem empatia e respeito às minhas alergias, mas também tenho grandes amigas compreensivas, compartilham dos momentos, apreciam minhas receitas, têm carinho e cuidados e assim acredito ser em diversas situações.

No trabalho, por exemplo, carrego comigo um momento que jamais será esquecido. Sou professora, como já disse, na educação infantil e uma certa vez uma aluna muito querida comemorou seu aniversário na sala de aula e após o parabéns me deu o primeiro pedaço do bolo e logo disseram sua professora não pode comer, dê para outro e ela respondeu “O primeiro pedaço do bolo não é para quem come, mas para quem a gente ama!” As crianças sem dúvida deixam as maiores lições.

Assim ensinei minha filha Elisa, também alérgica múltipla, APLV, ovo e soja, (hoje, já uma mocinha e tolerante) que o mais importante não eram as comidas, mas sim os momentos, e ela participou de tudo. Eu dizia “Não precisa comer, vá brincar, comemorar.” Nunca a fiz pensar que o importante era o comer, e ela levou sempre numa boa; passamos por esta fase com leveza, sem traumas, sem tristezas. Digo que Deus já me preparava para o meu momento!

Criar a página @receitasparaalergicos, para mim, é muito gratificante; receber mensagens com dizeres de alegria, que fizeram o bolo, comemoraram, compartilharam de momentos especiais me deixa feliz e realizada, acho que ajudar ao próximo é o verdadeiro sentido da vida!

Daniella: As pessoas estão mais conscientes, mas o cuidado deve continuar

Fique em casa que levamos até vc, peça já o cardápio whats 11 94037-2689 ou também Leia mais

Glícia Bonfim: os desafios de explicar que alergia é algo sério

Glícia Bonfim, Fortaleza - CE Chef de cozinha inclusiva @fabricadegostosurasalergicos Quais são as suas alergias alimentares e em qual idade Leia mais