Bianca Kirschner
Quando você recebe o diagnóstico de alergia alimentar são muitos os detalhes que precisamos aprender. Por experiência própria, acho que ainda estamos assimilando o que já foi vivido neste assunto e tentando melhorar na hora de agir durante uma reação alérgica.
Tenho visto posts frequentes em perfis sobre alergias alimentares em outros países, sobre a importância de saber como posicionar uma pessoa durante uma reação alérgica grave (anafilaxia).
Eu pessoalmente nunca prestei muita atenção nesse detalhe e durante uma reação grave do Lucas, ele desmaiou assim que chegamos na emergência no hospital.
No momento da anafilaxia, a pressão arterial pode cair rapidamente. Essa queda de pressão reduz o fluxo de sangue oxigenado para o coração e pode fazer com que a pessoa fique inconsciente.
Deixar a pessoa deitada durante a anafilaxia ajuda o fluxo sanguíneo a se estabilizar e isso melhora a pressão arterial.
Ficar em pé ou caminhar pode piorar a anafilaxia, fazendo com que a pressão arterial fique perigosamente baixa.
Posições do corpo durante uma anafilaxia.
- Ao administrar epinefrina, faça a pessoa sentar ou deitar. Se tiver problemas para respirar, eles podem preferir sentar.
- Depois de administrar epinefrina, coloque a pessoa de costas (se ainda não estiver deitada) com as pernas levantadas. Se a pessoa tiver dificuldade para respirar, ela pode preferir ficar sentada.
- Se a pessoa se sentir mal ou vomitar, coloque-a de lado. Caso esteja inconsciente, ela também deve ser colocada de lado.
+ informações (em inglês)