Anafilaxia: a analogia da torneira aberta

Imagem: uma pia que está enchendo de água rapidamente e a anafilaxia.

Você está se perguntando qual é a conexão?
Por Clare @theallergycollective

Ouça-me

*Por favor, siga o plano de emergência de sua equipe médica para tratar suas reações alérgicas. Este post não é um conselho médico. Se você estiver com dúvidas, contate seu médico.

Alguns anos atrás, participei de uma palestra com um alergista pediátrico maravilhoso de nossa clínica local.

Ele estava falando sobre o processo de uma reação alérgica e fez uma analogia sobre o uso de adrenalina para reações alérgicas graves/anafilaxia.

Ele disse que uma reação alérgica grave causa uma cascata de sintomas no corpo que podem se acumular muito rapidamente, assim como a água armazenada em uma pia tampada e a torneira aberta. A água é a reação alérgica subindo, preenchendo a pia até que ela fique cheia.

Se a água for deixada acumular na pia, ela transbordará. Se uma reação alérgica grave for deixada sem atenção, ela continuará progredindo.

Então, a adrenalina é a tampa da pia. Uma vez que ela é retirada da pia, a água é drenada e não pode encher a pia ou transbordar. Quando a adrenalina é administrada durante uma reação alérgica grave, os sintomas podem diminuir e ajudar no desfecho clínico positivo do paciente.

A ideia é tirar o tampa da pia, ou usar adrenalina, o mais rápido possível para evitar qualquer transbordamento.

Estou ciente de que algumas reações graves não respondem à adrenalina ou demoram mais para resolver, mas é a primeira linha de defesa para anafilaxia e o único medicamento disponível para tratá-la.

Achei que era uma boa maneira de visualizar a importância da adrenalina e como funciona.

Isso faz sentido? As analogias ajudam você a entender como as coisas funcionam?