A maioria dos pais de crianças e adolescentes como eu estão felizes porque fechamos um ano escolar! Um ano novo, onde a maioria de nós teve que lidar com o trabalho e a escola em casa, os tais home office e homeschooling! Eles chegaram por conta da pandemia do novo Coronavírus, mas mesmo nos rebelando contra eles, foram fundamentais para que o ano não fosse perdido! Que atividades desafiadoras! Estamos felizes também porque as notícias das vacinas são animadoras e muitos países já iniciaram a imunização da população!
A maioria dos filhos está de férias no Brasil e em outras partes do mundo eles estão em recesso, assim como muitos pais! Então talvez, mesmo com a pandemia, as rotinas sejam quebradas e uma saída pra um lugar isolado seja possível para a sua família. Se você é alérgico ou tem alguém em casa que é, precisa levar na bagagem um item muito importante: PLANO DE AÇÃO PARA EMERGÊNCIAS. Já pensou nisso?
Ele pode salvar sua vida ou a de seu filho. Se não pensou, o Conexão preparou um pra você baixar, preencher e imprimir. Ele deve fazer parte da sua bagagem básica, deve estar junto com os medicamentos que você carrega e todas as pessoas que vão estar com você precisam saber que ele existe e como acessá-lo em caso de necessidade. Mas ele não é importante apenas em viagens e férias.
Ele é fundamental pra vida! Deve ser entregue na escola, na academia, na aula de música, de artes e etc. Em suma, deve ser entregue em qualquer lugar onde você ou seus filhos alérgicos convivam!
Ah eu diria mais: deve estar na porta da geladeira da casa dos avós, dos tios e padrinhos dos alérgicos e não basta entregar ou colocar em lugar visível. É preciso explicar o que o plano diz e prevê. Na hora de uma emergência saber o que fazer faz toda a diferença. Nós já tivemos emergências e soubemos o que fazer porque tínhamos pensado nela. Na escola, Pedro também teve uma emergência e a professora soube o que fazer porque tínhamos um plano. Então eu te garanto que ele é fundamental.
Lembre-se também de entregar um aos pais do melhor amigo dos seus filhos ou aos seus, se você já cresceu e continua alérgico. Não é vergonha nenhuma falar sobre alergia e eles vão agradecer por estarem instruídos caso você precise de ajuda numa emergência. Pense nisso! Este plano talvez seja o mais importante da sua vida: se manter vivo e saudável.
Flávia Ribeiro Nunes Pizelli, jornalista,
produtora de conteúdo e mãe de alérgicos!
E-mail: ribeironunesflavia@gmail.com