Hospitais e aprendizados

Seu filho já foi hospitalizado?

Foi no mês de abril de 2019 que Lucas teve uma de suas mais graves reações alérgicas. O contato com o alérgeno ocorreu dentro da nossa própria casa. Um acidente gravíssimo, que mexeu profundamente com o Lucas, que até então considerava a casa dele o lugar mais seguro do mundo.

Nesse dia, entrei berrando no pronto atendimento, solicitando atenção, solicitando que não deixassem o Lucas morrer. Pois ele perdeu a consciência e desmaiou nos meus braços logo que entramos no hospital.

Algumas horas depois, Lucas já estava bem novamente, mas precisou passar a noite no hospital. Não foi a primeira experiência dele. Hoje, já entendemos melhor todo o processo de hospitalização e nos sentimos seguros. Mas isso veio com nossa aquisição de conhecimento dentro do mundo de quem convive com alergias alimentares. As primeiras vezes foram muito dolorosas.

E essas experiências iniciais de quem ainda não tem uma visão do todo, impacta sobremaneira nas famílias; em mães e pais, avós, irmãos. Tudo a partir desse dia ganha nova importância: o que vai comer, onde vai comer, onde vai sentar, onde vai tocar. São momentos de ressignificação da existência.

Seu filho já entrou em um hospital? Nós já perdemos a conta de quantas vezes fomos ao hospital! Lucas, uma criança de 9 anos, entende que enfermeiros têm turnos, que remédios funcionam melhor se dados via acesso venoso, com uma picadinha no braço, além de saber sobre a saturação de oxigênio no sangue.

Felizmente, as hospitalizações são breves, muitas vezes por horas, mas pouco falamos sobre o impacto que essas hospitalizações têm na vida das crianças, que, no nosso caso, são as crianças com alergias alimentares.

Para o Lucas, hoje, hospital é vida e novas oportunidades. Para nós, um lugar necessário, mas que faremos de tudo para evitar.

E você tem uma história de hospital para narrar?

Bianca Kirschner,
mãe de Lucas e Felipe,
é criadora e diretora
da plataforma Conexão Alimentar

Leia + posts

 

 

 

 

 

Ideia da Ludmila: novos campos de preenchimento no Plano de Ação de Emergências

Por Bianca Kirschner ⠀ Mais uma ideia de aprimoramento surgida ao ouvirmos os jovens que colocam suas realidades que são Leia mais

Um desabafo sobre os riscos diários dos alérgicos alimentares

Bianca Kirschner Ontem, fui surpreendida com uma notícia de Israel. Ainda não achei em português e compartilho com vocês alguns Leia mais

Ideia do Pedro: cartão de emergência para carregar na carteira

Bianca Kirschner Muitas coisas acontecem quando nos encontramos com quem vive com alergias alimentares. Principalmente crianças e jovens. Temos que Leia mais

Você tem cuidado de você?

Eu me sinto sempre muito envolvida com as consultas médicas dos meus filhos. Vamos ao dentista, gera uma dúvida sobre Leia mais