“Outubro, 2019”: cada reação alérgica tem um nome

Bianca Kirschner

Outubro por si só já sempre foi cheio de comemorações. No dia 12 de outubro, além do Dia de Nossa Senhora Aparecida e do Dia das Crianças, aqui em casa também celebramos o aniversário do Mateus. Porém, desde que Lucas chegou, há 9 anos, outubro também passou a ser aguardado devido ao Halloween, porque por alguns anos, moramos fora do Brasil.

Esse ano, em meio à pandemia, outubro também chegou com um detalhe especial. Há exatos 12 meses, na véspera do dia das crianças em 2019, Lucas teve uma reação alérgica. O ano de 2019 foi marcado por várias reações alérgicas e aprendemos muito. Nessa reação de outubro de 2019, agimos rapidamente. Lucas ingeriu um alérgeno que precisa ser evitado, comentou que sua língua estava coçando e logo aplicamos a caneta de adrenalina. Em seguida, eu o levei ao pronto atendimento, gritando com ele no carro se tudo estava bem e com o sinal de alerta do carro ligado, mas ele insistia que não era necessário.

Fomos até o pronto atendimento como o protocolo recomenda e depois de uma primeira avaliação, onde tudo parecia bem, por recomendação médica, aguardamos 6 horas para irmos para casa.

E essa foi a nossa última reação alérgica! Hoje, há mais de 365 dias. “Nossa reação alérgica”; parece que a reação alérgica passa a ser da família toda, pelo menos passa a ser minha também!

Sem deixar de evidenciar que cada reação alérgica tem um nome, reação de junho de 2016, dezembro de 2016 e por aí vai…. nessa última reação alérgica, de outubro de 2019, a compreensão do que estava ocorrendo e o uso da caneta de adrenalina no tempo que deve ser aplicada nos deixou seguros de que estávamos fazendo o correto.

Mas nem sempre é assim. Às vezes, temos dúvidas de como agir e raros são os anos que passamos sem reações alérgicas. Mas achei que era importante compartilhar! Pois conviver com alergias alimentares e reconhecer as diversas reações alérgicas que podem ocorrer é um grande desafio. Requer que a gente continue aprendendo uns com os outros e nos fortalecendo como uma comunidade.

Ideias para o Dia da Bruxas

Sofia, amiga do Conexão nos Estados Unidos, com sua abóbora de azul esverdeado. Por Bianca Kirschner Leia mais

Um pouco da minha história

Lucas, Bianca, Felipe e Matheus Bianca Kirschner Me chamo Bianca Kirschner e sou mãe de dois Leia mais

Páscoa em tempos de Coronavirus

Bianca Kirschner Já fazem alguns anos que moro longe da minha família. Assim, estou de certa forma acostumada a passar Leia mais

A experiência de Keyce Camila com a APLV

Bianca Kirschner Conversei com a Keyce Camila Curado, mãe de Lorenzo Rezende, de 3 anos, de Várzea Grande - MT. Leia mais