“Outubro, 2019”: cada reação alérgica tem um nome

Bianca Kirschner

Outubro por si só já sempre foi cheio de comemorações. No dia 12 de outubro, além do Dia de Nossa Senhora Aparecida e do Dia das Crianças, aqui em casa também celebramos o aniversário do Mateus. Porém, desde que Lucas chegou, há 9 anos, outubro também passou a ser aguardado devido ao Halloween, porque por alguns anos, moramos fora do Brasil.

Esse ano, em meio à pandemia, outubro também chegou com um detalhe especial. Há exatos 12 meses, na véspera do dia das crianças em 2019, Lucas teve uma reação alérgica. O ano de 2019 foi marcado por várias reações alérgicas e aprendemos muito. Nessa reação de outubro de 2019, agimos rapidamente. Lucas ingeriu um alérgeno que precisa ser evitado, comentou que sua língua estava coçando e logo aplicamos a caneta de adrenalina. Em seguida, eu o levei ao pronto atendimento, gritando com ele no carro se tudo estava bem e com o sinal de alerta do carro ligado, mas ele insistia que não era necessário.

Fomos até o pronto atendimento como o protocolo recomenda e depois de uma primeira avaliação, onde tudo parecia bem, por recomendação médica, aguardamos 6 horas para irmos para casa.

E essa foi a nossa última reação alérgica! Hoje, há mais de 365 dias. “Nossa reação alérgica”; parece que a reação alérgica passa a ser da família toda, pelo menos passa a ser minha também!

Sem deixar de evidenciar que cada reação alérgica tem um nome, reação de junho de 2016, dezembro de 2016 e por aí vai…. nessa última reação alérgica, de outubro de 2019, a compreensão do que estava ocorrendo e o uso da caneta de adrenalina no tempo que deve ser aplicada nos deixou seguros de que estávamos fazendo o correto.

Mas nem sempre é assim. Às vezes, temos dúvidas de como agir e raros são os anos que passamos sem reações alérgicas. Mas achei que era importante compartilhar! Pois conviver com alergias alimentares e reconhecer as diversas reações alérgicas que podem ocorrer é um grande desafio. Requer que a gente continue aprendendo uns com os outros e nos fortalecendo como uma comunidade.

Bianca Kirschner,
Consultora de Viagens com Alergias Alimentares

Mãe de Lucas e Felipe,
é criadora e diretora
da plataforma Conexão Alimentar

Leia + posts

 

 

Dra. Glauce Hiromi Yonamine fala sobre alergias alimentares e saúde pública

Entrevista à Bianca Kirschner. O Conexão Alimentar conversou com a Dra. Glauce Hiromi Yonamine. Ela é nutricionista das Unidades de Leia mais

Atenção com as fake news de “cura” para alérgicos alimentares

Por Bianca Kirschner De tempos em tempos, somos surpreendidos com notícias de novos tratamentos. Para nós, cada novidade em tratamento Leia mais

Após o susto, atenção para a comida do hospital!

Por Bianca Kirschner Hoje quero salientar fortemente algumas das palavras da Ju Jordan, grande mobilizadora dentro da sociedade de alergias Leia mais

A experiência de Keyce Camila com a APLV

Bianca Kirschner Conversei com a Keyce Camila Curado, mãe de Lorenzo Rezende, de 3 anos, de Várzea Grande - MT. Leia mais