Eventos: Conscientização da Alergia Alimentar

Conscientização da Alergia Alimentar
Realização Câmara Municipal de Vereadores de Piracicaba
Eixo Temático

III – Difusão Cultural

Público Alvo

Público em geral

Período de inscrição

De 22/04/2021 a 07/05/2021

Duração do Curso

9 Horas

Período do curso

De 10/05/2021 a 13/05/2021

Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00

Conteúdo

O objetivo do curso é a conscientização sobre as alergias alimentares, abordando estratégias para a inclusão, com segurança, de quem convive com a condição nas atividades do dia-a-dia. Parte-se da premissa que a promoção da segurança e maior qualidade de vida para quem convive com alergias alimentares contribui com a redução de impactos na saúde pública em contexto escolar e laboral.

O interesse em debater o tema vem da constatação que o número de casos de alergias.  Alergias alimentares vem crescendo. Estima-se que 6% das crianças e 3,5 % dos adultos brasileiros têm alergias alimentares. Para quem tem a condição e para as pessoas com as quais ela convive, o diagnóstico traz a necessidade de uma série de mudanças na rotina mas, ao mesmo tempo, a falta de conhecimento sobre a temática gera prejuízos no contexto escolar e laboral e a necessidade de atendimento em caso de reações adversas com custo para a saúde pública. Trata-se de um problema de saúde pública, merecendo atenção de todos: família, escola, profissionais de saúde e suas entidades e do governo.

O  Coletivo  Acolhimento  Alimentar  é  um  movimento organizado e conduzido  por mulheres  que convivem  com  necessidades  alimentares  especiais  em  suas  famílias. Atua desde 2017 na cidade de Piracicaba com ações para  maior visibilidade  e  melhoria na qualidade  de  vida  das pessoas, em especial crianças e jovens estudantes, que  vivem  com  dietas  restritivas, sendo o tema mais desenvolvido o da inclusão escolar. O Coletivo Acolhimento Alimentar também faz a  divulgação de informações relevantes ao tema da inclusão em rede com movimentos organizados do Brasil e  atende famílias que buscam informações para inclusão em qualquer lugar do país.

Programação

10 de maio das 14h às 16h

Palestra “Alergia alimentar em tempos de pandemia- um olhar para os cuidados emocionais”

Palestrante: Érica Campos Gomes Doutoranda e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.  Estudiosa e especialista em famílias com crianças e adolescentes com alergia alimentar e/ou com necessidades alimentares especiais.

11 de maio das 14h às 16h

Palestra “Alergia Alimentar e aspectos sobre  Vacinação”

Palestrante: Dra. Elaine Gagete Miranda (ASBAI). Médica Alergista e Imunologista, com Doutorado pela Faculdade de Medicina – USP. Integra os Comitês de Anafilaxia e Imunoterapia da ASBAI (ASBAI- (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia). É membro da AAAAI (American Academy of Asthma, Allegy and Immunology) e da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações)

12 de maio das 14h às 17h

Roda de Conversa  “Impacto das Ações Locais para inclusão de alérgicos alimentares na escola”

Palestrantes: 

Erika Ferreira – Mundo Valente (Contagem – MG). Erika é mãe de um garoto alérgico alimentar múltiplo. Através de sua rede social ela e seu marido compartilham suas experiências e levam informação ao público em geral sobre o tema da alergia alimentar, ainda tão desconhecido. 

Helem de Oliveira, Andressa Coelho e Aline Alves – Pequenos Alérgicos do Vale (Taubaté -SP).  Formado por mães de alérgicos alimentares, o grupo tem atuação na região do Vale do Paraíba e desenvolve ações locais para apoio, acolhimento, troca de experiências e partilha sobre todas as questões que envolvem o dia-a-dia da família após o diagnóstico de alergia alimentar. 

Mediadoras: Coletivo Alimentar –  Érica Speglish, Heloize Milano – Bióloga e Mestra em Ciências (USP), Nielle Ribas – Cientista política e Mestra em Ciência Política (UnB) e Talita Teixeira –  Fisioterapeuta e Mestra em Saúde Pública (USP).

13 de maio das 14h às 16h

Palestra “O Conselho de Alimentação Escolar de Piracicaba – espaço de participação popular para a garantia da execução do PNAE”

Palestrante: Alessandra Siqueira Cozzo é nutricionista e coordenadora responsável pelo curso de Nutrição e Dietética na Etec Fernando Febeliano da Costa. Atual presidente do CAE de Piracicaba que atua para a conscientização da alimentação escolar de qualidade por meio da fiscalização de recursos públicos repassados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Observação

O curso integrará a programação da IV Semana da Conscientização da Alergia Alimentar de Piracicaba e será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom.

 

ATENÇÃO: A transmissão também será feita ao vivo pelo YouTube da Escola

 

https://www.youtube.com/channel/UCof7kyatk6Sz4xk7lhYc4xQ  

Tive uma anafilaxia. E agora?

A anafilaxia é uma reação grave de hipersensibilidade, ou seja, coisas comuns, que em indivíduos não alérgicos não causariam praticamente Leia mais

Pais participam de reunião do Grupo de Ação de Alergia em escola de Jundiaí-SP

Republicamos a notícia da Prefeitura Municipal de Jundiaí, demonstrando que o trabalho de conscientização é diário. Desta vez, feito por Leia mais

O que as escolas precisam saber para receber uma criança com alergia alimentar?

Se você não conhece uma criança com alergia alimentar, nunca deve ter se atentado à importância de uma escola estar Leia mais

ASBAI cria o Registro Brasileiro de Anafilaxia

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) anuncia a criação do Registro Brasileiro de Anafilaxia, que – a partir Leia mais