Diversidade alimentar X doenças alérgicas.

Dra. Ana Carolina Rozalem
@dra.anacarolinarozalem

Menor diversidade alimentar durante o primeiro ano de vida pode aumentar o risco de asma e doenças alérgicas na infância?

Resultados atuais apontam que a exposição a diversos alimentos na infância precoce pode facilitar o desenvolvimento de tolerância imunológica. Isso acontece porque uma dieta variada e saudável é rica em substâncias antioxidantes e favorecem o desenvolvimento de uma microbiota diversa e abundante!

Isto é: cocô saudável, alergias pra longe.

Juntamente a introdução *oportuna* de alimentos complementares, a elevada diversidade alimentar durante a infância pode ser igualmente vantajosa.

Sobre a introdução alimentar, o alerta é que a exclusão de alimentos por tempo prolongado pode na verdade aumentar o risco de alergia.

Já a diversidade alimentar tem efeito protetor sobre a sensibilidade à substâncias, mas nem sempre é capaz de impedir o aparecimento das alergias alimentares, que dependem de outros fatores para acontecer. Amendoim, ovo, leite de vaca, castanhas e frutos do mar podem ser apresentados à criança junto com os outros alimentos como arroz, frutas e vegetais. A expansão do cardápio deve preferencialmente começar aos seis meses de vida, com o fim da fase de aleitamento materno exclusivo.

 

O leite da mãe fornece anticorpos necessários ao sistema imune do bebê, por isso pode prevenir o aparecimento de sintomas de alergia. Ainda não há consenso se ele por si só é capaz de evitar alergias específicas, como a do leite de vaca, mas alguns estudos também indicam uma proteção neste sentido. Leite materno não tem substituto!

Já as fórmulas lácteas de soja ou hidrolisadas, embora sejam úteis a bebês já diagnosticados com alergia à proteína do leite, não têm papel preventivo e não devem ser dadas com esse fim mesmo a crianças de alto risco. O ideal é conversar com o médico sobre o assunto!

Como eu sempre digo: o bom senso é o pai da sabedoria! Aleitamento materno, alimentação natural e diversificada só apresentam benefícios!

 

Como é a consulta do Alergista e do Imunologista?

Dra. Ana Carolina Rozalem @dra.anacarolinarozalem Nunca passou com um Alergista e Imunologista e nem sabe o que ele faz? Vou Leia mais

Conheça a Esofagite Eosinofílica relacionada a alérgenos

Dra. Ana Carolina Rozalem @dra.anacarolinarozalem A Esofagite Eosinofílica é uma doença crônica, imune-mediada, cujos sintomas são consequência da inflamação "alérgica" Leia mais

Alergia alimentar: Como evitar?

Em um estudo famoso, 1 cão diminuiu o risco e NENHUMA criança que possuía 2 cachorros Leia mais

Urticária não é SÓ alergia

Dra. Ana Carolina Rozalem @dra.anacarolinarozalem Talvez a urticária seja a personificação da alergia: é vermelho e coça pra caramba, então Leia mais