Existem muitas coisas importantes no dia a dia de quem convive com alergias alimentares. Ler rótulos, seguir protocolos na realização de pratos seguros e conversar com o alérgico(a) é uma responsabilidade que também precisa ser iniciada desde cedo, pois todos, inclusive o alérgico, tem uma curva de aprendizagem pela frente. É necessário muito diálogo, para que a pessoa que convive com a restrição alimentar, possa aprender sobre o assunto, se empoderar dos cuidados para que com o tempo, possa se sentir seguro(a) e ficar mais sozinho.
Comece simples
Explique de maneira apropriada para a idade. Aqui usamos os termos comida segura e não segura. Quando íamos aos supermercados, mostravamos o que podia comprar e o que não podia. As crianças estão aprendendo sobre alimentos ao mesmo tempo que estão aprendendo sobre suas restrições, então é necessário mostrar o alérgeno para elas e onde o alérgeno pode ser encontrado. Aos poucos ensinem como se escreve o alérgeno para que ela possa ir treinando leitura de rótulos. Evidencie que não podemos compartilhar alimentos com ninguém.
Explique o que é uma alergia alimentar
Mesmo sendo pequenos, podemos conversar de maneira lúdica sobre os sintomas. Já existem livros infantis sobre alergias alimentares. Precisamos entender que crianças podem explicar os sintomas de maneiras diferentes. Ensine que quando eles estiverem sentindo algo diferente, eles precisam comunicar um adulto.
Envolva eles no processo
Quando você for na escola conversar com os professores, ou conversar com uma amiga sobre os cuidados relacionados à alergia alimentar, envolva o alérgico no processo. Deixe que ele explique alguns detalhes também. Conversar sobre alergias alimentares precisa ser algo normal.
Tenha uma tribo
Hoje existem vários perfis no instagram que trabalham com esse tema, assim como nós. Também possuímos um website repleto de pautas sobre esse tema. Independente das opções de cada família, é importante buscar o equilíbrio de viver com os cuidados necessários das alergias alimentares enquanto as crianças também vivem as atividades esperadas durante a sua idade.
LEIA TAMBÉM
Transição para escola, responsabilidades e alergias alimentares
A importância dos pais na qualidade de vida dos filhos alérgicos
Bianca Kirschner,
Consultora de Viagens com Alergias Alimentares
Mãe de Lucas e Felipe,
é criadora e diretora
da plataforma Conexão Alimentar