Conexões para construir o amanhã

Por Bianca Kirschner e Manoel Fernandes Neto

Neste final de 2020, vamos compartilhar reflexões sobre o projeto Conexão Alimentar, sobre o que conseguimos avançar em nossa proposta, fortalecendo os pilares definidos em diversas frentes. A começar pelo fortalecimento dos laços com a comunidade de alérgicos alimentares. Projetos, blogs, perfis no Instagram, mães, pais, filhos, irmãos, avós que demonstram a cada interação a importância de estarmos caminhando de forma unida.

Para a nossa plataforma, essa união é de fácil compreensão. Ao surgir um artigo que traga conhecimento e saber em pontos importantes do tema, oferecemos espaço para multiplicação. Caso aconteça uma live de grande interesse da comunidade, divulgamos com afinco. Quando surge uma entrevista ao vivo que permita uma compreensão maior da convivência com alergias, anunciamos isso em alto e bom som.

Semana de Conscientização: Ação de conteúdo para novos engajamentos.

O Conexão Alimentar tem também esse foco: tornar-se um espaço agregador do que acontece na área de alergias alimentares e com as pessoas envolvidas, os chamados atores.

Além disso, criamos nossas próprias ações e experimentos, tais como a formatação do nosso plano de emergências, o projeto em andamento post it alerta para cozinhas de establecimentos e uma série de canais específicos no portal: Perguntas Frequentes, Glossário, Livros, Receitas, Adultos com Alergia, Cursos Online, Estabelecimentos Conscientes e Deliverys para Alérgicos.

O portal Conexão Alimentar é o item mais visível da plataforma. Seu conteúdo, composto por tradicionais elementos de um projeto editorial de base, busca resgatar a importância que sempre teve um endereço na internet, uma URL distribuída em centenas de links disseminados pelas ferramentas de busca. São depoimentos, vivências, perfis, entrevistas, posicionamentos, notícias, todos organizados em canais de uma forma sistemática, fazendo uma curadoria organizada de tudo que é mais relevante e que interessa à comunidade. Também como iniciativa constante, abrir espaço, em lives e textos, para que crianças e adolescentes com alergias e intolerâncias para que exerçam seu protagonismo, essencial para inclusão.

Plano de ações para emergências: documento que salvam vidas.

Na área de ações e causas, não podemos esquecer de citar a Semana de Conscientização Alimentar 2020, as diversas causas abraçadas pelo projeto e a participação no Programa de Aceleração B2Mamy Pulse – Turma 8, que nos trouxe ainda mais conhecimento, parceiros e a certeza de que estamos no caminho certo. Também devemos citar a importância do nosso canal Opinião Conexão, com os nossos posicionamentos sobre os temas de uma forma transparente.

Construir um projeto que é um portal, que é curadoria de conteúdo, que é plataforma, que é relacionamento, não é tarefa de um dia para outro. Mas com um ano de existência, podemos afirmar que demonstramos nossos objetivos e o potencial de possibilidades que temos.

Para o futuro, e o futuro para o Conexão Alimentar é elemento imprescindível na nossa atuação, temos muitos planos e projetos, todos baseados no saber, na disseminação e no valor de que viver com alergia alimentar é possível sim, mas que devemos demonstrar  que mesmo os que não as possuem têm deveres sociais em relação a essa inclusão.

Protagonismo de crianças e adolescentes com alergias e intolerâncias alimentares.

Um destaque grande em nossa caminhada: os encontros que mantivemos com diversos produtores de conteúdo, influenciadoras, jornalistas, médicos e fontes da área, que não mediram esforços em escrever para o Conexão — muitas vezes de forma exclusiva –, disponibilizar posts e conteúdos e atender com paciência a nossa equipe editorial, respondendo entrevistas e tirando dúvidas. A todos e todas, um agradecimento profundo e a certeza de que isso ficará registrado para sempre em nossa história. Sem vocês, esse sonho não seria possível.

Conteúdos e conhecimento para a comunidade de alérgicos alimentares

Outra reflexão neste momento: em todos os lugares, lemos a frase verdadeira: “um ano que não foi fácil pra ninguém”. Algumas pessoas e famílias sentiram isso de uma forma mais profunda. Perdas inestimáveis, dor e tudo que estamos vivendo em uma pandemia. Não temos palavras que possam expressar nossos sentimentos e solidariedade.

Conexão é empatia, simples assim, essa é a resposta que melhor define o nosso nome.

Conexão que nos eleva a potências inimagináveis; conexão que nos traz amigos e cúmplices, na aflição do corredor de hospital ou na alegria do preparo de uma receita culinária.

Conexão de um contato breve ou longo, em uma resposta, ou um pensamento transmitido por e-mail ou WhatsApp.

Conexão daquilo que vivemos juntos, daquilo que vamos viver.

Conexão de pais, tios e avós. Maridos e esposas. Conexão de irmãos mais velhos e mais novos.

Conexão na compreensão da nossa missão coletiva, na lágrima conjunta ou solitária.

Conexão na certeza de que estamos construindo o amanhã: inclusivo, igualitário e fraterno.

Um 2021 de conquistas para todos e todas.

Criatividade e inclusão

Por Bianca Kirschner e Manoel Fernandes Neto A ação implementada no Halloween pela plataforma Conexão Alimentar revela, em certa medida, Leia mais

NuRótulo: A cada avanço, mais união para sensibilizar as empresas

Por Bianca Kirschner e Manoel Fernandes Neto O Aplicativo NuRótulo está cada vez mais ganhando espaço e é uma grande Leia mais

Estabelecimentos precisam abraçar a causa dos alérgicos alimentares

Por Bianca Kirschner e Manoel Fernandes Neto O Conexão Alimentar e todos os outros sites, perfis e propostas pelos direitos Leia mais

Nosso apoio irrestrito à Liga da Alergia

Por Bianca Kirschner O Conexão Alimentar tem como uma das missões incentivar ações dentro da comunidade de alergias alimentares. Dessa Leia mais