Alergias alimentares e ambiente de trabalho

Bianca Kirschner e Manoel Fernandes Neto

O ambiente de trabalho é sempre um risco para alérgicos alimentares. Recentemente, registramos um caso de reação anafilática no exercício profissional.

Portanto, todo cuidado é pouco. Separamos algumas dicas importantes de como proceder em ambiente corporativo.

— Deixe claro logo na contratação quais as suas alergias alimentares. O recrutador com certeza vai valorizar sua franqueza e você vai ficar mais seguro ao ser contratado.

— A comunicação é tudo. Converse com seus colegas que você tem alergia(s) alimentar(es). Geralmente, as pessoas não têm conhecimento da gravidade.

— Verifique se a empresa tem política de inclusão de alérgicos alimentares e outras restrições alimentares nas suas dependências.

— Cuidado com os ambientes de café ou biscoitos. Na maioria das empresas — em alguns horários do dia —, as pessoas vão tomar café ou comer lanchinhos. Pode ser uma copa, mas pode ser algum outro lugar específico.

— Ao levar seu lanche seguro, verifique o local de armazenamento, geladeira e armários..

— Na sua sala, fique atento com quem está dividindo espaço com você e se o colega utiliza alimentos nas mesas.

— Caso trabalhe em uma mesa, a mantenha sempre limpa antes do início do expediente. Lembre-se que água pura e álcool em gel não são eficazes na remoção de alérgenos alimentares. Para higienizar corretamente, é necessário um pano com sabão.

— Atenção com eventos externos. Em almoços e confraternizações, o alérgico alimentar precisa ficar atento. Demonstre sua vontade de participar e de colaborar com sugestões se necessário.

— Avalie sempre os riscos em participar de festas. Em restaurantes, o risco pode ser maior. Somente você pode dizer se a sua participação vale o risco. Não siga conselhos de quem não conhece sobre alergias alimentares.

— Ande sempre com seus medicamentos e seu plano de emergência. Caso tenha possibilidade, procure o Recursos Humanos da empresa para obtenção de unidades da caneta de adrenalina. Sugira ao RH palestras sobre o assunto, que interessa a todos.

Você lembra de mais alguma coisa no ambiente de trabalho que interessa aos alérgicos alimentares?

Glícia Bonfim: os desafios de explicar que alergia é algo sério

Glícia Bonfim, Fortaleza - CE Chef de cozinha inclusiva @fabricadegostosurasalergicos Quais são as suas alergias alimentares e em qual idade Leia mais

Daniella: As pessoas estão mais conscientes, mas o cuidado deve continuar

Fique em casa que levamos até vc, peça já o cardápio whats 11 94037-2689 ou também Leia mais

Ser um adulto com alergias alimentares é ter coragem e resiliência

Meu nome é Fabiana Teodoro Fernandes, tenho 43 anos, moro em São Simão, interior de São Paulo! Sou alérgica múltipla, Leia mais

Beijando alérgicos

Dra. Catherine Martins Para pessoas com alergias alimentares, as vezes, um beijo é mais do que apenas um beijo - Leia mais