Bianca Kirschner e Manoel Fernandes Neto
O ambiente de trabalho é sempre um risco para alérgicos alimentares. Recentemente, registramos um caso de reação anafilática no exercício profissional.
Portanto, todo cuidado é pouco. Separamos algumas dicas importantes de como proceder em ambiente corporativo.
— Deixe claro logo na contratação quais as suas alergias alimentares. O recrutador com certeza vai valorizar sua franqueza e você vai ficar mais seguro ao ser contratado.
— A comunicação é tudo. Converse com seus colegas que você tem alergia(s) alimentar(es). Geralmente, as pessoas não têm conhecimento da gravidade.
— Verifique se a empresa tem política de inclusão de alérgicos alimentares e outras restrições alimentares nas suas dependências.
— Cuidado com os ambientes de café ou biscoitos. Na maioria das empresas — em alguns horários do dia —, as pessoas vão tomar café ou comer lanchinhos. Pode ser uma copa, mas pode ser algum outro lugar específico.
— Ao levar seu lanche seguro, verifique o local de armazenamento, geladeira e armários..
— Na sua sala, fique atento com quem está dividindo espaço com você e se o colega utiliza alimentos nas mesas.
— Caso trabalhe em uma mesa, a mantenha sempre limpa antes do início do expediente. Lembre-se que água pura e álcool em gel não são eficazes na remoção de alérgenos alimentares. Para higienizar corretamente, é necessário um pano com sabão.
— Atenção com eventos externos. Em almoços e confraternizações, o alérgico alimentar precisa ficar atento. Demonstre sua vontade de participar e de colaborar com sugestões se necessário.
— Avalie sempre os riscos em participar de festas. Em restaurantes, o risco pode ser maior. Somente você pode dizer se a sua participação vale o risco. Não siga conselhos de quem não conhece sobre alergias alimentares.
— Ande sempre com seus medicamentos e seu plano de emergência. Caso tenha possibilidade, procure o Recursos Humanos da empresa para obtenção de unidades da caneta de adrenalina. Sugira ao RH palestras sobre o assunto, que interessa a todos.
Você lembra de mais alguma coisa no ambiente de trabalho que interessa aos alérgicos alimentares?