Bianca Kirschner
No mês de junho de 2022 estivemos um final de semana em Gramado, no Rio Grande do Sul. Foram dias ensolarados, com a família, onde a beleza da natureza e da cidade nos encantaram, como em inúmeras outras vezes.
Pelo trabalho que venho desenvolvendo com o Conexão Alimentar, meu radar com opções inclusivas está muito mais em alerta e, infelizmente, nossa experiência em uma das cidades mais turísticas gaúcha, em termos de inclusão alimentar, foi muito ruim.
Nossa opinião é baseada nas nossas experiências pessoais de visitas a alguns restaurantes, cafés e lojas de chocolates. Ou seja, como consumidora.
Vale salientar que as lojas de chocolates são pontos turísticos, muitas são temáticas e atraem as crianças pelo colorido de sua decoração.
Como as lojas são franquias, às vezes na mesma avenida existe mais de uma da mesma marca e percebemos que, entre elas, as informações dadas pelos atendentes mudam.
Por último, enfatizamos que cada família precisa sempre questionar sobre os cuidados relacionados aos alérgenos que evitam.
Abaixo, compartilho com vocês algumas respostas que recebi das empresas de chocolate locais através de suas contas de Instagram.
Lugano: @chocolatelugano
Afirmaram que, no momento, não possuem alimentos seguros para alérgicos. Nos produtos, sinalizam: Alérgicos: contém leite, nozes e derivados de soja, pode conter trigo, malte e amêndoas, amendoim, avelã, castanha do Pará, castanha de caju, pecãs e castanhas.”
Chocolate Caseiro Planalto: @chocolateplanaltooficial
Afirmaram que os chocolates não possuem glúten e, quando existe algum risco de contaminação cruzada, sempre é indicado na embalagem.
Florybal: @florybal
No contato, explicaram que possuem uma linha indicada aos intolerantes à lactose e não aos clientes alérgicos à proteína do leite de vaca. Afirmam que, para esse cliente em especial, a Florybal não tem nenhum produto na linha e a indicação é comprar em empresas especializadas, afirmando que, nas lojas, possuem chocolate de soja.
Caracol Chocolates: @caracolchocolates
Afirmam que alguns produtos são sem lactose, outros sem açúcar e todos são sem glúten.
Reafirmo que cada família deve questionar, sempre, em qualquer situação ou loja.
Estamos abertos para mais manifestações das marcas.
Bianca Kirschner,
Consultora de Viagens com Alergias Alimentares
Mãe de Lucas e Felipe,
é criadora e diretora
da plataforma Conexão Alimentar
Galeria: