Superando Alergias Alimentares. Saiba mais sobre Teste de IgE

Foto ilustrativa free Pixabay

Como o Teste de IgE pode revelar suas múltiplas sensibilidades e indicar o prognóstico e tratamento de alergias

A alergia alimentar é uma condição em que o sistema imunológico do corpo reage de forma anormal a algo normalmente inofensivo para a maioria das pessoas, como proteínas no leite ou ovos. Alergias alimentares são um problema sério e crescente de saúde pública que afeta crianças e adultos. Globalmente, cerca de 250 milhões de pessoas podem sofrer de alergias alimentares com a maioria das pessoas alérgicas a um ou três alimentos.1,2 Embora mais de 170 alimentos tenham sido identificados como desencadeantes da alergia alimentar, oito grupos alergênicos representam 90% das alergias alimentares.2,3 As alergias alimentares apresentam uma ampla variedade de sintomas, que podem envolver a pele, o trato gastrointestinal, o sistema cardiovascular e o trato respiratório, podendo levar até a um choque anafilático.

Como uma reação alérgica aos alimentos pode ser tão grave, é importante saber se ela foi causada por uma intolerância ou por uma alergia, a fim de avaliar o prognóstico e decidir o tratamento adequado. Para isso, é fundamental consultar um médico especialista e, se recomendado, realizar um teste de IgE Específica. Este exame de sangue mede a quantidade de anticorpos específicos para alérgenos no sangue e pode testar centenas de possíveis desencadeantes alérgicos, sendo adequado para pessoas de todas as idades, incluindo crianças pequenas.

A Thermo Fisher Scientific, líder mundial em ciência e biotecnologia, desenvolveu mais de 500 testes para diferentes alérgenos e componentes de alérgenos através da metodologia ImmunoCAP considerada o teste padrão ouro para testagem de IgE especifica em sangue. Com esses testes o médico pode identificar especificamente qual a causa da alergia, se o paciente pode desenvolver uma alergia grave e inclusive restringir em mais ou menos itens a dieta do paciente com uma determinada alergia alimentar.

Devido a importância desse tema a Thermo Fisher Scientific desenvolveu a plataforma digital Allergy Insider, que reúne informações e orientações sobre diversas alergias. Além de se informar sobre o assunto, você também pode monitorar os seus sintomas, horário do dia em que eles aparecem, estações do ano em que são mais comuns, e os ambientes em que tendem a ocorrer. Para utilizar a ferramenta, basta acessar o site e, com os resultados em mãos, procurar um médico especialista: Get Tested | Allergy Insider.

Sobre a Thermo Fisher Scientific

Líder mundial em produtos e soluções científicas, com receita anual de mais de US$ 44 bilhões, cerca de 130 mil funcionários e investimentos anuais de mais de US$ 1,5 bilhão em pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, a empresa conta com mais de 500 funcionários, atuando desde a operação até o atendimento ao cliente, reforçando o foco científico da empresa. A missão da Thermo Fisher é capacitar seus clientes a tornarem o mundo mais saudável, mais limpo e mais seguro, acelerando a pesquisa em ciências da vida, solucionando complexos desafios analíticos, aprimorando os diagnósticos dos pacientes e aumentando a produtividade dos laboratórios.

Site:
https://www.thermofisher.com/

Referências:
Pawankar R, Holgate ST, Canonica GW, et al. World Allergy Organization (WAO) White Book on Allergy. 2013. http://www.worldallergy.org/UserFiles/file/WhiteBook2-2013-v8.pdf. Acessado em novembro de 2017.

Kurowski K, Boxer RW. Food allergies: detection and management. Am Fam Physician. 2008;77:1678-1688.
FARE. Food Allergy Research, Facts and Statistics. https://www.foodallergy.org/life-food-allergies/food-allergy-101/facts-and-statistics. Acessado em janeiro de 2018.

 

 

Dicas para aumentar a conscientização em relação às alergias alimentares neste mês de maio.

1- Peça à escola ou à creche do seu filho para dar uma aula sobre alergias alimentares. 2- Converse em Leia mais

A importância de ter 7 anos para participar

Por Bianca Kirschner O 1o “Encontros & Conexões” sobre Alergias Alimentares - 2023 é organizado para alérgicos maiores de 7 Leia mais

Refeições Mandala incluídas no ingresso!

Durante o almoço, serviremos as comidas instantâneas da Mandala Comidas Especiais. A Mandala produz alimentos saborosos sem glúten, leite, ovos, Leia mais

Entrevista: Dra. Juliana Marcondes

O Conexão Alimentar vai trazer entrevista com os colaboradores do 1o “Encontros & Conexões” sobre Alergias Alimentares – 2023. O Leia mais


voltar


Conexão Alimentar


contato@conexaoalimentar.com.br