“Selo vegano”: atenção para os ingredientes

Bianca Kirschner

Essa semana conversando com alguns seguidores sobre opções de picolés e sorvetes aptos para alérgicos, nos deparamos com uma marca que possui o “selo vegano”, mas na lista de ingredientes, cita que pode conter lactose. Confuso, não é mesmo?

Navegando no @allergofoods obtive informação importantíssima.

Eles explicam muito bem sobre o selos veganos:

“ O Selo de Produto Vegano é uma certificação da Sociedade Brasileira Vegetariana (SBV) lançado em 2013 e certifica produtos que não utilizam diretamente insumos de origem animal em alimentos, cosméticos e outros produtos.”

Mas fazem uma ressalva importante:

“ É importante ressaltar que apesar do selo vegano levar em consideração as matérias primas de origem animal utilizadas, qualquer contaminação cruzada não intencional que possa acontecer no processo produtivo não é levado em consideração. Assim sendo, se o alimento puder sofrer contaminação intencional de leite e ovos durante o processo produtivo, ele terá o selo Vegano.”

A conclusão do @allergofoods é para ficar na memória:

“ Portanto alérgicos, o selo Vegano não isenta o produto da contaminação cruzada. Por isso é de grande importância a leitura dos rótulos antes de consumir produtos veganos, pois pode conter traços de leite e ovos!”

Devemos ficar atentos a esses detalhes que significam muito em relação à saúde do alérgico.

Você tem alguma experiência com algum produto com “selo vegano” que não era seguro para alérgicos alimentares??

Bianca Kirschner,
Consultora de Viagens com Alergias Alimentares

Mãe de Lucas e Felipe,
é criadora e diretora
da plataforma Conexão Alimentar

Leia + posts