Focaccia

Por Bianca Kirschner

Raquel é uma grande amiga que a cidade de São Paulo me deu. Mãe de 3 filhos, fera no conteúdo e na prática, na mão na massa sobre restrições alimentares. Formada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, Raquel gentilmente aceitou meu convite para ser colaboradora do Conexão Alimentar.

Já fomos presenteados com pães feitos pela Raquel e por isso a empolgação de hoje apresentar para vocês essa receita de Focaccia. Grande estudiosa da área de panificação, Raquel reforça que é difícil ter sucesso sem o uso de uma balança, pois medidas exatas são muito importantes para o sucesso. E isso justifica porque muitas vezes nos frustramos quando terminamos uma receita e ela não cresce, não fica fofinha como gostaríamos e sentimos que desperdiçamos ingredientes.

Quando fazemos bolos e doces, usar medidas tradicionais de xícaras não há problemas, mas para a panificação, uma balança é essencial.

Hoje compartilhamos a receita com as medidas em gramas (com uso de balança) e outra sugestão, mas que pode não dar tão certo, é sem o uso de uma balança.

Deliciem-se. O da foto Raquel fez em casa usando uma balança para acertar na medida correta de todos os ingrediente

Ingredientes

500gr de mix de farinha sem glúten (Sugestão: Farinha sem glúten Caputo)
475gr de água
25gr de azeite
10gr de fermento biológico seco
17,5gr de sal

Segue abaixo a receita convertida em medidas caseiras com valores aproximados:

3 3/4 Mix de farinha sem glúten
2 xícaras de água
1 1/2 colher de sopa de fermento
1 1/2 colher de sopa de sal
4 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo:

Em uma tigela da batedeira colocar a farinha , o fermento e misturar com batedor gancho. Adicionar a água aos poucos . Adicionar o azeite e o sal por último. Colocar a massa em uma assadeira untada com azeite e modelar usando as mãos úmidas ou com uma colher molhada. Fazer os furos da Focaccia usando as pontas dos dedos e decorar a gosto. Levar para fermentar por 1 hora .
Assar em forno já preaquecido em temperatura de 220C.

Sugestões para decorar:

– Tomatinhos costados na metade
– Alecrim
– Azeitonas pretas
– Queijo gorgonzola
– Queijo Roquefort
– Nozes e pistaches picados
– Manjericão
– Pedras de sal grosso

E regar com muito azeite

Autora: 

Raquel Rodarte
https://www.instagram.com/cosikitchenglutenfree/