Por mais esperança e respeito: mais uma semana para celebrar – Veja fotos

Flávia Ribeiro

Estamos na última semana de maio e seguimos com o coração quentinho. As famílias de alérgicos alimentares que trabalham por conscientização têm muito o que comemorar. A primeira semana de Conscientização Sobre Alergia Alimentar após a aprovação da Lei Federal n.14.731/2023, foi um sucesso. A Lei oficializou a semana em todo o território brasileiro. Tivemos ações em várias partes do Brasil e o encerramento no domingo foi celebrado com Caminhadas de Conscientização promovidas pela Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) em 23 capitais e cidades regionais do país.

As imagens de famílias e médicos percorrendo as ruas coloriu as redes sociais de quem convive com a alergia alimentar. Famílias emocionadas, algumas apenas indo, sem nem pensar na representatividade daquela caminhada, naquele momento, e filhos sorridentes enchendo as ruas e os corações de esperança, empatia e inclusão. Essa foi pra nós a tônica do último domingo. A alegria da conquista de quem convive com a alergia alimentar e entendeu que é possível ser feliz e viver de maneira plena, sem que isso dependa da cura.

Pessoalmente eu pude estar na Avenida Atlântica de Copacabana, cartão postal do Rio de Janeiro e do Brasil. Caminhei com os meus 4 alérgicos favoritos e com a família de Luísa Rossi, amiga da minha pequena Maria. Lulu é filha da Gisela, que desde os primeiros anúncios da Semana de Conscientização me disse: esse ano nós vamos participar, pode contar com a gente. E lá estava ela na manhã de domingo, levando a caçula APLV, em tratamento de dessensibilização, o marido, a filha adolescente e até um sobrinho jovem. Também me chamou a atenção a família do Caio, filhinho da Alessandra Leal, que desenvolve o Menu Caju. A mãe estava voltando de um seminário em SP, mas o Cláudio, marido da Ale, estava lá com o Caio, a pequena Julia e o cumpadre. 

Não conhecia muitas famílias na caminhada que participei, mas elas estavam lá em meio aos muitos médicos que demonstraram apoio aos alérgicos alimentares. Saíram dos consultório, trocaram o janelo pela camisa da campanha em pleno domingo de sol. A eles toda a nossa gratidão e esperança. Acabei tendo a oportunidade de representar os pais num agradecimento aos médicos ao final da caminhada. 

 

 

 

Só o começo

Voltando para Niterói, onde moro desde 2019, vim ouvindo o repertório extenso de um carro com dois adolescentes e uma criança faladeira de nove anos, mas em certo momento não pude deixar de pensar com muita clareza vendo as redes sociais e os grupos de mensagens recheados de fotos de caminhadas no Brasil a fora. “Meu Deus! Estamos por toda a parte!”, pensei. Lembrei das primeiras caminhadas que participei em Campos em 2016 e 2017, que foram organizadas com a ajuda do Externato João XXIII, onde meus filhos estudavam. Lembrei da aprovação da Lei Municipal que instituiu a Semana de Conscientização em Campos em 2017, proposta pelo então vereador Cláudio Andrade, pai na mesma escola que eu. 

Pensei que parecia que éramos tão raros, mas cá estávamos nós, na Praia de Copacabana, na Avenida Paulista, e em muitos outros endereços valorizados do Brasil com apoio dos médicos, de amigos e familiares. Lá estávamos nós, felizes, sorridentes, fortes e saudáveis a despeito de todas as dificuldades e desafios. 

E ainda não terminou. Estamos apenas começando. Em junho temos a audiência pública do Projeto de Lei 85/2024, que dispõe sobre fornecimento gratuito da caneta de adrenalina autoinjetável pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Seremos representados pela Alessandra, mãe do Caio e da Júlia, farmacêutica que vai colocar a capa de profissional da saúde para defender o direito do filho dela e do de todos que precisam do medicamento que não é produzido nem vendido no Brasil. 

Por mais encontros, piqueniques, caminhadas, tratamentos e leis que promovam a qualidade de vida de todos nós, alérgicos e familiares. Por mais esperança e respeito.  

Flávia Ribeiro Nunes Pizelli, jornalista,
produtora de conteúdo e mãe de alérgicos!
E-mail: ribeironunesflavia@gmail.com

Leia + posts

 

VEJA MAIS IMAGENS DAS CAMINHADAS POR TODO BRASIL

 

 

 

Surpresas e conquistas com um clã alérgico

A família de Flávia: "Quando a gente é diferente da maioria enxerga tanta coisa que não Leia mais

Conexões para um mundo melhor

Flávia Ribeiro Nunes Pizelli  Nos últimos 10 anos o mundo mudou bastante. Eu e minha família somos prova viva disso. Leia mais

Uma viagem de aniversário e o sonho da inclusão concretizado!

Hoje quero convidar vocês que são alérgicos ou conectados com o mundo da alergia para um exercício de imaginação! Um Leia mais

Feijão com arroz + carne e legumes: novos desafios e aprendizados

Nos últimos tempos todos temos vivido momentos desafiadores. A pandemia do novo coronavírus nos trouxe uma vida nova. Ainda não Leia mais