PL 4155/2019: “Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar” caminha na Câmara. Vote na enquete.

A “Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar” está bem próxima de se tornar realidade. O PL 4155/2019 que trata do assunto foi aprovado no Senado Federal e remetido para a Câmara dos Deputados para revisão. Ele determina que a terceira semana de maio seja reservada à discussão do tema em todo território nacional. O Projeto de Lei já foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família e agora vai para análise na Comissão de Constituição e Justiça.

Disseminar a consciência e aumentar o fluxo de informações sobre alergias alimentares são preocupações de vários países do mundo. Estados Unidos e Chile já reservam a terceira semana de maio às ações de conscientização. Já o Canadá tem o mês inteiro de maio para o tema.

Muitos estados e municípios do Brasil já possuem períodos do ano dedicados ao assunto com eventos, palestras e ações em redes sociais. Com a aprovação do PL 4155/2019, a abrangência do assunto será nacional, com maior capilaridade em cidades de todos os portes e em todas as camadas sociais.

Para Bianca Kirschner, diretora do Conexão Alimentar, a semana é importante em virtude da informação ser essencial para a convivência consciente com alergias alimentares:

“Essa consciência salva vidas. São milhares de pessoas e seus familiares envolvidos com o problema, mas ainda não se deram conta da gravidade do assunto. Ele deve ser discutido e debatido o ano inteiro, mas se tivermos uma semana reservada ele entrará com um grande peso nas pautas de todos os meios de comunicação, da grande mídia e Internet. Será uma grande conquista de todos.” ( Bianca Kirschner)

 

Você pode ajudar e votar “Concordo Plenamente” na enquete disponibilizada pela Câmara:
https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2212911

Para acompanhar a tramitação utilize este link:
https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2212911

Nota da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) sobre a eficácia das vacinas para a COVID-19

O Conexão Alimentar destaca o comunicado da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI),  com a convicção de que informações sobre a Leia mais

Pesquisa sobre alergia ao leite de vaca seleciona voluntárias adolescentes

A Dra. Glauce Hiromi Yonamine, do Hospital das Clínicas de São Paulo, está realizando coleta de dados para uma pesquisa Leia mais

Conexão Alimentar conclui programa Pulse Powered by Google for Startups

A plataforma Conexão Alimentar concluiu o Programa de Aceleração B2Mamy Pulse – Turma 8. O programa é focado em startups Leia mais

Mobilização: INCLUA o teste de provocação oral para alimentos – TPO no rol de procedimentos e eventos em saúde (planos de saúde).

A Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS está com consulta pública aberta (Consulta Pública nº 81) até o dia Leia mais