Muito diálogo com os filhos alérgicos

Fabiana Teodoro Fernandes, São Simão-SP – @receitaparaalergicos

Os noticiários nos trazem, hora ou outra, matérias de adolescente, jovens, adultos e crianças que vão a óbito devido a reações alérgicas fatais, e estas já diagnosticadas antes na maioria das vezes.

Diante de fatos tão tristes, que nos chocam, vem a questão de como devemos preparar nossos filhos visto que a medida que crescem nem sempre estarão ao alcance de nossos olhos.

Entendo que com muita informação, clareza, diálogo e também leveza, pois desde bem pequenas as crianças são capazes de compreender sobre suas restrições alimentares e outras alergias, e a importância de se cuidarem.

A medida que crescem,  a responsabilidade também os acompanham e nós, pais, devemos estar atentos a lhes informar sobre como devem se prevenir, estarem sempre com as medicações em mãos, na dúvida não se arriscarem nunca e em casos de acidentes que não hesitem em usá-la e procurar imediatamente o hospital.

Aqui convivemos com as alergias alimentares e também com a urticária ao frio, que pode trazer riscos graves a depender da reação. E apesar de achar importante a leveza, o bom humor e a alegria sempre orientei minhas meninas de forma bem clara sobre os riscos e as medidas de segurança. No caso da urticária ao frio, a piscina (água gelada) sempre foi um agravante de reações mais graves e motivo de preocupações quando minha filha mais velha era criança. Agora tenho duas moças bem sabidas e prevenidas por aqui.

Vamos orientar nossos filhos, a informação salva vidas!

Leia também:

Um desabafo sobre os riscos diários dos alérgicos alimentares

Alergias alimentares no ambiente escolar: entrevistamos a Nutricionista Ninodja Kadja

 

Crianças Alérgicas: Um aprendizado diário

Nahara e Anita Nahara Leite Ribeiro, Piracicaba SP @nah_ribeiropsico Sou uma mãe fora do padrão, em Leia mais

Uma importante conquista de quem convive(u) com a alergia: a consciência alimentar

Por Vívian Dutra Fernandes de Castro @vividutracastro Sempre digo que só o fato de estarmos em dieta restritiva para fins Leia mais

Denise Corrêa Chagas, mãe de Raphaela, alérgica a amendoim.

Denise Corrêa Chagas - @denisecchagas Rio de Janeiro Raphaela tem 7 anos e é alérgica a amendoim. Descobrimos através de Leia mais

Filho Alérgico, Mãe Surtada. Com bastante sorte.

Camila Nogueira, mãe da Juju @filhoalergicomaesurtada Hoje estou aqui para contar um pouquinho da nossa história na alergia. Falo “nossa” Leia mais