Humor não é licença para desinformar

Alergia alimentar não é brincadeira.

Em um de seus vídeos recentes, o grupo Porta dos Fundos veiculou informações equivocadas sobre alergias alimentares, além de debochar de uma condição séria de saúde pública. O conteúdo, além de incorreto, desrespeita milhões de pessoas que convivem diariamente com o risco real de reações graves – incluindo a anafilaxia, que pode ser fatal.

Muito já se discutiu sobre “humor sem responsabilidade” ou “humor apelativo”, aquele em que a graça se constrói às custas de minorias.

Ao abordar alergias alimentares, o grupo cometeu erros graves e reforçou preconceitos. Errou ao tratar de forma leviana uma condição que pode levar a quadros fatais, como a anafilaxia.

Alergia alimentar não é “performativo”. Pessoas alérgicas não são “coitadinhos” nem “borocoxôs”. São vítimas de uma condição séria, que exige atenção, respeito e cuidado constantes.

Fazer humor baseado em desinformação em saúde não provoca risos. Provoca dor. Espalha preconceito. E banaliza uma condição de saúde que merece ser tratada com seriedade.

O movimento JUNTOS não acha graça em uma “piada” que desrespeita e desinforma.O humor tem responsabilidade. Exigimos que o humor caminhe junto com a empatia.

Se você também se incomodou com essa “piada”, JUNTE SE a essa causa:

✅ Curta
✅ Comente
✅Clique nos três pontinhos no canto superior direito do post (do Porta dos Fundos – @portadosfundos) , selecione ‘Denunciar’, depois ‘Informações falsas’ ou ‘Conteúdo perigoso’. Cada denúncia ajuda a proteger vidas
✅ Marque @portadosfundos
✅ Compartilhe nos stories
✅ Use #AlergiaNãoÉPiada

Pedimos:
📍 Mais responsabilidade na criação de roteiros que envolvam conteúdo sobre alergias alimentares e anafilaxia.

JUNTOS vamos exigir essa conversa.