Por: Lianne Mandelbaum, Gwen Smith em Gerenciando Alergias, Viagens e Gastronomia
Viajar de avião com segurança é uma grande preocupação para milhões de pessoas com alergias alimentares. Afinal, o último lugar onde você quer enfrentar uma reação alérgica grave é a 30 mil pés de altitude.
Pensando nisso, a Allergic Living desenvolveu o Guia de Companhias Aéreas e Alergias – uma ferramenta essencial para ajudar quem convive com alergias a planejar viagens mais seguras. O guia está dividido em duas partes:
- Parte 1: Companhias aéreas domésticas dos EUA e Canadá: https://www.allergicliving.com/2025/07/11/allergic-livings-airlines-allergies-guide-domestic/
- Parte 2: Companhias aéreas internacionais: https://www.allergicliving.com/2025/07/11/allergic-livings-airlines-allergies-guide-international/
Este guia foi elaborado a partir de uma pesquisa cuidadosa e verificações detalhadas com cada companhia aérea. As informações cobrem diversos aspectos, como:
- Procedimentos antes do embarque
- Zonas livres de alérgenos
- Anúncios via sistema de som
- Políticas em relação a animais de estimação
- Presença de epinefrina nos kits médicos
- Treinamento da tripulação para emergências alérgicas
Embora tenham perguntado sobre múltiplos tipos de alergia alimentar, algumas companhias ainda concentram suas políticas apenas em amendoins e/ou nozes.
Infelizmente, não existe um padrão internacional que regulamente os cuidados com passageiros alérgicos. Por isso, este guia se torna ainda mais importante para quem precisa tomar decisões informadas ao reservar voos.
Dicas Rápidas para Voar com Alergias
- Solicite a limpeza dos assentos e bandejas antes de se acomodar ou limpe você mesmo com lenços umedecidos.
- Leve seus autoinjetores de epinefrina e mantenha-os sempre acessíveis.
Avise a equipe de bordo sobre sua alergia severa. - Traga sua própria refeição.
- Leve consigo um plano de ação feito pelo seu medico descrevendo suas alergias e os medicamentos necessários.
- Imprima e leve consigo a política oficial da companhia aérea (disponível no guia).
A Allergic Living espera que este guia sirva como um recurso valioso para quem convive com alergias, ajudando a tomar decisões mais seguras e confiantes na hora de voar. Agradecemos aos representantes das companhias aéreas que contribuíram com informações detalhadas. Seja uma empresa flexível ou restritiva, conhecer suas políticas pode fazer toda a diferença em sua viagem.
Boa viagem – com segurança e tranquilidade!
📌 As informações originais estão em inglês, no site https://www.allergicliving.com/ . O Conexão Alimentar está à disposição para ajudar com a tradução ou esclarecer dúvidas se necessário.
Fotos Free Pixabay