Assine o manifesto: Movimento de luta pelo Guia Alimentar para a População Brasileira

Um movimento espontâneo contra mudanças no Guia Alimentar para a População Brasileira está tomando corpo nas redes sociais.

#EuApoiooGuiaAlimentar surgiu após a Ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, enviar ofício ao Ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello solicitando “urgente revisão” do Guia Alimentar para a População Brasileira.

O ofício é acompanhado de uma nota técnica que tenta negar as evidências científicas que atestam os malefícios à saúde provocados pelos produtos ultraprocessados.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, é referência nacional e internacional para a promoção da saúde e indicador de políticas públicas.

O guia foi publicado em 2006 e apresentou as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a nossa população. Passou por diversas revisões positivas, como explica o site do Ministério, em texto de 2014:

Diante das transformações sociais vivenciadas pela sociedade brasileira, que impactaram sobre suas condições de saúde e nutrição, fez-se necessária a apresentação de novas recomendações. a segunda edição do guia passou por um processo de consulta pública, que permitiu o seu amplo debate por diversos setores da sociedade e orientou a construção da versão final, aqui apresentada. Tendo por pressupostos os direitos à saúde e à alimentação adequada e saudável, o guia é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no SUS e também em outros setores.

Para apoiar o manifesto em defesa do guia alimentar da população brasileira, acesse. Junte-se e este movimento:

https://alimentacaosaudavel.org.br/manifesto-guia-alimentar

E-book: Sem leite, com amor.

E-book completo contendo 215 receitas deliciosas e práticas sem leite e soja (algumas sem ovo e glúten) e inspirações para Leia mais

Tive uma anafilaxia. E agora?

A anafilaxia é uma reação grave de hipersensibilidade, ou seja, coisas comuns, que em indivíduos não alérgicos não causariam praticamente Leia mais

Pais participam de reunião do Grupo de Ação de Alergia em escola de Jundiaí-SP

Republicamos a notícia da Prefeitura Municipal de Jundiaí, demonstrando que o trabalho de conscientização é diário. Desta vez, feito por Leia mais

O que as escolas precisam saber para receber uma criança com alergia alimentar?

Se você não conhece uma criança com alergia alimentar, nunca deve ter se atentado à importância de uma escola estar Leia mais