O contato cruzado ocorre quando um alimento entra em contato com outro e suas proteínas se misturam. Como resultado, cada alimento contém pequenas quantidades do outro. Essas quantidades são tão pequenas que geralmente não são visíveis. Mesmo essa pequena quantidade de proteína alimentar já causou reações em pessoas com alergias alimentares!
– Sempre leia os rótulos dos alimentos para garantir que o alérgeno não esteja presente no alimento antes de começar.
– Lave utensílios, tábuas de corte e panelas com água e sabão antes e depois de usá-los.
– Use utensílios e pratos separados para alimentos que não causam alergia. Você pode usar uma cor diferente para utensílios de cozinha seguros.
– Cozinhe alimentos que não causam alergia primeiro se precisar cozinhar vários alimentos.
– Mantenha os alimentos que não causam alergia cobertos e longe de outros alimentos
– Se você cometer um erro, não poderá remover um alérgeno de uma refeição. Mesmo uma pequena quantidade de contato cruzado torna um alimento inseguro. Você deve começar de novo.
– Se tocar em um alérgeno, lave as mãos com água e sabão antes de tocar em qualquer outra coisa. Álcool em gel ou água por si só não removem os alérgenos.
– Limpe balcões e mesas com água e sabão ou limpador desinfetante e uma toalha de uso único (ou descartável). Lave todos os utensílios, panelas e frigideiras na lava-louças ou use água quente e sabão.
Deixe-os secar ao ar livre.
– Não compartilhe alimentos, bebidas ou utensílios. Ensine as crianças a não compartilhá-los quando estiverem na escola ou com amigos.