Empresas investem cada vez mais em pesquisas sobre alergias alimentares

Bianca Kirschner

Em recente leitura de um artigo na @prospect_magazine chamado “The allergy epidemic: is a cure on the way?”, que contou com a participação da Sarah do @theallergyteam, me dei conta de algo que uma das médicas do Lucas sempre compartilhou com a gente.

Nossa alergista no Brasil sempre evidenciou que várias pesquisas estão em andamento. Juntamente com a explosão de casos de alergias alimentares, também está ocorrendo uma explosão de pesquisas na área.

No semestre passado, lemos sobre o Neffy, da ARS Pharmaceuticals, que é um spray nasal de epinefrina para tratar reações alérgicas graves a alimentos, medicamentos e picadas de insetos.

Outra empresa ativa nas pesquisas é a Nestlé. Através da sua empresa chamada Aimmune Therapeutics tem investido milhares de dólares em pesquisas sobre tratamentos para alergias alimentares. No ano passado ela teve a aprovação pelos EUA para o uso do Palforzia, que são cápsulas que contêm porções de proteínas do amendoim que podem ser quebradas e colocadas nos alimentos, para que o paciente permaneça dessensibilizado depois de passada a fase inicial do tratamento que é realizado no hospital.

Também temos a empresa francesa DBV Technologies que está trabalhando em um adesivo que libera quantidades controladas do alérgeno na pele.

Outra, chamada Intrommune Therapeutics, está desenvolvendo uma pasta de dentes com traços de amendoim e assim os pacientes naturalmente consumirão suas doses diárias.

Lendo mais sobre essas soluções, percebo que os produtos iniciais estão relacionados com amendoim, mas já estão sendo testados outros alérgenos também como nuts, ovos e leite.

Eu acho super interessante e acredito que em um futuro breve teremos ainda mais opções para melhorar a qualidade de vida de quem convive com alergias alimentares. E vocês, o que acham disso?

Bianca Kirschner,
mãe de Lucas e Felipe,
é criadora e diretora
da plataforma Conexão Alimentar

Leia + posts

 

Maio: maternidade e consciência

Bianca Kirschner Maio é conhecido como o mês das mães! Coincidentemente, também é o mês de Conscientização das Alergias Alimentares. Leia mais

Como carregar a medicação das alergias alimentares?

Bianca Kirschner Enquanto era pequeno, colocava a medicação do Lucas dentro da bolsa de nenê. Já carregava tantas outras coisas, Leia mais

Inclusão nas viagens aéreas

Por Bianca Kirschner Muitos me questionam sobre a alimentação durante nossas viagens de aviões! E compartilho que infelizmente, com as Leia mais

Vamos propagar ações de inclusão e de amor!

Por Bianca Kirschner Eu sempre compartilho que algo que  ganhei positivamente com as alergias alimentares foi uma compreensão maior sobre Leia mais