É possível encontrar a felicidade em um copo?

Ariadne Vasconcelos
Do site www.docesdedavi.com

O copo da felicidade é a nova febre da confeitaria no Brasil. Mas, essa receita é uma montagem de verrine que pode ter diferentes combinações.

Em tempos de pandemia, onde nossa liberdade de “ir e vir” fica restringida, nos deparamos com uma situação diferente na qual NÃO estamos acostumados a viver. Ficar em casa, não poder trabalhar, os filhos sem ir ao colégio, tudo isso causa um turbilhão de emoções, medos, angústias e principalmente FOME.

Acredito que esse apetite que toma conta das pessoas está muito associado a ansiedade de ter a resposta de : Quando tudo isso vai acabar? A vida vai voltar ao “normal” ? Será que a pandemia pode voltar?

Nesses momentos as recordações acabam ganhando um espaço grande no nosso coração e acabamos nos apegando a receitas que já existem, mas que estava esquecidas no fundo do livro de receitas.

O “Copo da Felicidade” é uma delas, na realidade o nome técnico seria “verrine” que tem origem na palavra “verre” que significa copo em francês, a tradução literal para o português seria “vidro de proteção”

As sobremesas servidas em copos ou taças são muito antigas como o Coupe Denmark, o Pêche Melba, entre outras que costumavam ser bem grandes e normalmente acompanhadas de algum sorvete.

O conceito de verrine veio da cozinha moderna e se caracteriza sempre por serem copinhos pequenos e coloridos, que podem ser servidos como entradas ou sobremesas. Feito com cremes e de preferência bem coloridos para chamarem a atenção, também precisam ter uma harmonia de sabores para que se possa deliciar comendo com uma colher.

Na Europa também encontramos esse tipo de preparação para entradas frias que é muito utilizado em buffets e restaurantes, já no Brasil é costume consumir a versão doce com bastante brigadeiro de colher, nutella, creme de leite ninho, confeitos coloridos, mousses e em alguns casos também com pedaços de bolo , o que acaba um pouco com a característica dessa receita deixando-a um pouca parecida com o bolo no pote.

Mas, já que precisamos continuar sendo felizes principalmente em tempos difíceis como este, nada melhor que consumir muitos Copos da Felicidade e a a versão #vegana não poderia faltar.

Dá uma olhada no nosso vídeo abaixo com a Chef Priscila Lorente e a receita você pode encontrar baixando o ebook que está no nosso site www.docesdedavi.com

 

 

#vegana#veggie#boraincluir#semgluten#semovo#semleite#docesdedavi#govegan#apvl#cursosconfeitariainclusiva#confeitariainclusiva#semfarinha#chefprilorente

 

 

 

Bolinhas de energia de amêndoa e chia

Ingredientes: 200 gramas de amêndoa 14-20 Tâmara Medjool 4 colheres de sopa de cacau em pó 2 colheres de sopa Leia mais

Pizza vegana com massa de couve flor e creme de folhas de cenoura

Durante minha estada nos EUA, achei uma opção de pizza sem glúten feita com couve flor! Eu nunca tinha ouvido Leia mais

Receita Prestígio Gelado (sem ovo e sem glúten)

Por Ivonete Marta Antero Silva Ingredientes: 2 latas de leite condensado 2 caixinhas de creme de leite 200g de coco Leia mais

Focaccia

Por Bianca Kirschner Raquel é uma grande amiga que a cidade de São Paulo me deu. Mãe de 3 filhos, Leia mais