Consulta pública da Anvisa: unidos para maior visibilidade de alérgenos nos rótulos.

Bianca Kirschner

Quando recebemos o diagnóstico de alergias alimentares, nosso primeiro impacto foi em relação aos cuidados alimentares do nosso filho. No entanto, mal sabíamos que na verdade também teríamos que cuidar dos remédios, cosméticos e produtos de higiene do Lucas.

Nosso primeiro susto foi com uma vitamina que continha glúten. Depois, foi com um shampoo. Não líamos os rótulos dos cosméticos e produtos de higiene do Lucas até então. O shampoo continha trigo, o nome estava lá, mas não localizávamos nas letras menores.

Agora, lemos várias vezes, tentamos sempre usar o produto que já usamos e não teve reação anteriormente; quando viajamos e vamos tomar banho em outro lugar, além dos alimentos, levamos os produtos de higiene pessoal do Lucas.

Desde o início do ano, a Anvisa está realizando uma consulta pública que visa atualizar os rótulos de cosméticos, produtos de higiene e perfumes, pois a norma vigente tem mais de 10 anos. A atualização visa harmonizar as informações com todos os países do Mercosul.

A rotulagem de produtos é uma ferramenta que possibilita diminuir os riscos derivados do mau uso dos produtos. A rotulagem deve assegurar ao consumidor informação correta, clara, precisa e suficiente sobre as características do produto, sua segurança, modo de uso e eficácia.

Esses são alguns dos pontos que para os alérgicos é importante verificar ao comprar esses produtos. Assim como nos alimentos, precisamos de rótulos de produtos de higiene pessoal que contenham a informação sobre alérgenos.

A atual pesquisa não cita essa nossa necessidade, mas queremos (e devemos) demonstrar através dessa consulta pública da Anvisa que precisamos dessa atualização também.

Você pode ajudar da seguinte forma:

Abra o link. Atualização dos requisitos técnicos para rotulagem de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes:
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=52832

Preencha:

– Nome completo

– Origem contribuição

– Se deseja receber atualizações sobre andamento da consulta

– CPF

– Como tomou conhecimento da pesquisa

– Segmento de representação

– Estado

– Cidade

– Em qual segmento você se identifica

ATENÇÃO PARA ESSE ITEM: como você gostaria de participar dessa consulta:

MARCAR:  “gostaria de deixar opinião / argumento ou justificativa” (CONFORME ABAIXO)

PARA ESSE ITEM TAMBÉM: Você é a favor dessa proposta de norma?

MARCAR: tenho outra opinião (CONFORME ABAIXO)

– Detalhe sua opinião NO QUADRO QUE ABRE:

Escrever nessa linha de argumento. Essa é uma sugestão. Você pode escrever com suas palavras ou utilizar o texto abaixo: 

Com a atualização dos rótulos de cosméticos, perfumes e produtos de higiene, gostaria de também ver evidenciados alertas de utilização de produtos alergênicos, tais como leite, trigo, aveia, etc., além de ter todos os ingredientes em português, para que a norma cumpra com seu papel de ser uma uma ferramenta que possibilita diminuir os riscos derivados do mau uso dos produtos. A rotulagem deve assegurar ao consumidor informação correta, clara, precisa e suficiente sobre as características do produto, sua segurança, modo de uso e eficácia.

– Você deseja incluir um arquivo. Não (CONFORME ABAIXO) 

Pronto, você ajudou a causa de inclusão dos alérgicos alimentares. Você pode terminar de preencher o formulário. Não esqueça de clicar em GRAVAR.

Obrigado por essa conexão.

Faça o cadastro de seu filho e participe do grupo “Conexões para um mundo melhor”

Vamos unir uma turminha em um grupo mediado de WhatsApp para trocar ideias e experiências sobre alergia alimentar. Mas também Leia mais