Conheça o Multiplicar Conhecimento

Projeto social para famílias de crianças alérgicas

Por Adriana Costa Roriz 

O que me conduziu para a nutrição foi o fato do meu filho ter Alergia Alimentar Múltipla.

Em decorrência de diagnósticos e condutas inadequadas, sofremos muito com o tratamento da doença e toda a trajetória percorrida, pois foi prescrito para ele uma dieta quase exclusiva com fórmula de aminoácidos livres por um longo período.

Atualmente, ele é tolerante e consome normalmente todos os alimentos, mas em decorrência das condutas anteriores ao diagnóstico correto, atualmente ele apresenta déficit do crescimento e seletividade alimentar entre outros problemas de saúde.

Portanto, a tão esperada tolerância não chegou rápido, pois só a partir de 5/6 anos de idade que ele começou a se alimentar normalmente. Atualmente, existem mais opções de alimentos sem alergênicos no mercado quando comparamos com a realidade de 8 anos atrás, quando não existiam muitas opções e a alergia alimentar era menos conhecida pelas pessoas.

No entanto, ainda temos um longo caminho de conscientização pela frente até chegarmos ao momento esperado de real inclusão e segurança alimentar para as nossas crianças. Foram dias difíceis com muito choro, total desespero e medo. Somente mães e famílias de crianças com alergia alimentar que percorrem um caminho árduo e sofrido sabem compreender a dor e o sofrimento que impulsionam uma mãe.

Mediante o pedido do filho de “poder sarar e comer normalmente”, comecei a estudar e pesquisar arduamente a fim de encontrar soluções para uma melhor qualidade de vida das crianças e consequentemente das famílias que vivenciam o mesmo problema.

Embora existam muitas pesquisas científicas em andamento, são inúmeros os casos com diagnósticos duvidosos e condutas inadequadas.

Através de grupos de mães e das redes sociais, vamos conhecendo outras famílias de vários estados do Brasil que lutam em prol de uma realidade melhor para as crianças com alergia alimentar.

Foi então através da doença do meu filho e diante de tantas dúvidas que fui despertada a voltar para a faculdade e a cursar nutrição e assim me especializar na área de alergia alimentar a fim de transmitir para outras pessoas o conhecimento e a experiência que a ciência e a prática de ter tido um filho alérgico me proporcionaram ao longo desses anos. Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente, mas tenho certeza que nada do que eu vivenciei foi em vão.

O Multiplicar Conhecimento é um projeto social que tem como objetivo ajudar mães e famílias de crianças carentes com alergia alimentar. Atualmente, contamos apenas com a iniciativa privada, mas através desses recursos buscamos levar assistência material (medicamentos, fórmulas, fraldas e alimentos) e conforto emocional para as crianças alérgicas e consequentemente para suas família.

Adriana Costa Roriz, de Goiânia-GO, é educadora física e nutricionista, idealizadora do Multiplicar Conhecimento. @adrianacosta.nutri

Crianças Alérgicas: Um aprendizado diário

Nahara e Anita Nahara Leite Ribeiro, Piracicaba SP @nah_ribeiropsico Sou uma mãe fora do padrão, em Leia mais

Uma importante conquista de quem convive(u) com a alergia: a consciência alimentar

Por Vívian Dutra Fernandes de Castro @vividutracastro Sempre digo que só o fato de estarmos em dieta restritiva para fins Leia mais

Denise Corrêa Chagas, mãe de Raphaela, alérgica a amendoim.

Denise Corrêa Chagas - @denisecchagas Rio de Janeiro Raphaela tem 7 anos e é alérgica a amendoim. Descobrimos através de Leia mais

Filho Alérgico, Mãe Surtada. Com bastante sorte.

Camila Nogueira, mãe da Juju @filhoalergicomaesurtada Hoje estou aqui para contar um pouquinho da nossa história na alergia. Falo “nossa” Leia mais