Conheça a Esofagite Eosinofílica relacionada a alérgenos

Dra. Ana Carolina Rozalem
@dra.anacarolinarozalem

A Esofagite Eosinofílica é uma doença crônica, imune-mediada, cujos sintomas são consequência da inflamação “alérgica” crônica do esôfago.

Carinhosamente chamada de “Asma do esôfago” é uma doença nova que começou a ficar conhecida na década de 1990 e até hoje está envolta em muitas dúvidas.

Ocorre no esôfago uma inflamação parecida com a que ocorre no pulmão com Asma, mas aqui os alérgenos relacionados geralmente são alérgenos alimentares como Leite, Ovo, Soja, Trigo.

A doença afeta crianças e adultos mas os sintomas variam com a idade.

Nas crianças onde há mais inflamação os sintomas mais comuns são de recusa alimentar e dificuldade em ingerir sólidos, refluxo gastro-esofágico, dor abdominal, vômitos e dor para engolir.

Se a inflamação vai se mantendo, o esôfago vai ficando duro, como se criasse “calo” e ai os sintomas de disfunção começam a aparecer: dificuldade em engolir e impactação de alimento. Por isso esses últimos sintomas são mais comuns em adolescentes e adultos.

O diagnóstico é feito exclusivamente por endoscopia digestiva alta na qual pode-se ver os sinais da inflamação alérgica com a presença de eosinófilos.

O tratamento ainda está em constante evolução mas mistura o uso de corticóides tópicos com dieta e tratamento de refluxo gastro-esofágico que muitas vezes é concomitante.

Difícil mas muito interessante não é? Conhece alguém com Esofagite Eosinofílica ou nem sabia que isso existia?

Você sabia que alergias alimentares estão cada vez mais comuns?

Dra. Ana Carolina Rozalem @dra.anacarolinarozalem É impressionante ver nos grupos da escola ou nos filhos de amigos a quantidade de Leia mais

Como é a consulta do Alergista e do Imunologista?

Dra. Ana Carolina Rozalem @dra.anacarolinarozalem Nunca passou com um Alergista e Imunologista e nem sabe o que ele faz? Vou Leia mais

Diversidade alimentar X doenças alérgicas.

Dra. Ana Carolina Rozalem @dra.anacarolinarozalem Menor diversidade alimentar durante o primeiro ano de vida pode aumentar o risco de asma Leia mais

Alergia alimentar: Como evitar?

Em um estudo famoso, 1 cão diminuiu o risco e NENHUMA criança que possuía 2 cachorros Leia mais