Dra. Ana Carolina Rozalem
@dra.anacarolinarozalem
A Esofagite Eosinofílica é uma doença crônica, imune-mediada, cujos sintomas são consequência da inflamação “alérgica” crônica do esôfago.
Carinhosamente chamada de “Asma do esôfago” é uma doença nova que começou a ficar conhecida na década de 1990 e até hoje está envolta em muitas dúvidas.
Ocorre no esôfago uma inflamação parecida com a que ocorre no pulmão com Asma, mas aqui os alérgenos relacionados geralmente são alérgenos alimentares como Leite, Ovo, Soja, Trigo.
A doença afeta crianças e adultos mas os sintomas variam com a idade.
Nas crianças onde há mais inflamação os sintomas mais comuns são de recusa alimentar e dificuldade em ingerir sólidos, refluxo gastro-esofágico, dor abdominal, vômitos e dor para engolir.
Se a inflamação vai se mantendo, o esôfago vai ficando duro, como se criasse “calo” e ai os sintomas de disfunção começam a aparecer: dificuldade em engolir e impactação de alimento. Por isso esses últimos sintomas são mais comuns em adolescentes e adultos.
O diagnóstico é feito exclusivamente por endoscopia digestiva alta na qual pode-se ver os sinais da inflamação alérgica com a presença de eosinófilos.
O tratamento ainda está em constante evolução mas mistura o uso de corticóides tópicos com dieta e tratamento de refluxo gastro-esofágico que muitas vezes é concomitante.
Difícil mas muito interessante não é? Conhece alguém com Esofagite Eosinofílica ou nem sabia que isso existia?
⠀