Aqui eu posso comer

Vale sempre algumas dicas para que vai levar um alérgico ou um intolerante para se alimentar em estabelecimentos comerciais:

O Bem-vindo Alérgico é um projeto de conscientização em alergia e intolerância alimentar idealizado por uma mãe que sentiu na pele a dificuldade de alimentação segura fora de casa. Devido aos episódios de reação que o Dante teve em lugares que se diziam seguros sua māe, Danila, partiu para a luta de conscientização dos riscos e responsabilidades de estabelecimentos que servem alimentação. Daí nasceu a #aquieupossocomer para que outras famílias compartilhem desses estabelecimentos e de lugares que tenha boas experiências no atendimento.

  • Procure lugares capacitados e conscientes.
  • Mesmo os restaurantes mais conscienciosos e bem treinados podem cometer erros, por isso pergunte novamente antes do contato com o alimento e leve seu kit de primeiros socorros e plano de ação passado pelo médico.
  • Fale com o estabelecimento antes de ir, e explique as restrições e riscos da pessoa alérgica ou intolerante.
  • Chegue no começo do atendimento, antes de horário de pico, pois é mais fácil ter a atenção dos funcionários.
  • Evite serviços por quilo ou Self- service, nesses lugares os riscos de contaminação cruzada pelos utensílios são maiores.
  • Considere restaurantes com comida normal e básica. Muitas vezes um prato de arroz e feijão com uma carne é mais seguro que preparações elaboradas. Mas sempre questione o preparo e dos utensílios utilizados.
  • Lembre-se sempre que o controle de traços é proporcionalmente mais difícil em estabelecimentos maiores.
  • Faça perguntas abertas em vez de “sim / não”, entre em detalhes e observe a segurança da respostas e expressão facial do atendente.
  • Na dúvida, procure outra opção.

Acreditamos que com informação podemos melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas que sofrem de restrições alimentares. Comer fora deve ser um momento de prazer e união, mas no caso de alérgicos, deve-se manter a atenção e seriedade.

Publicado originalmente no http://bemvindoalergico.com.br/

O Conexão Alimentar convida você a indicar estabelecimentos seguros, com pratos para alérgicos. Preencha o formulário abaixo:

 

 

Viaskin Peanut traz resultados positivos para alérgicos ao amendoim

Foto divulgação DBV Bianca Kirschner Notícias que eu adoro ler e sei que vocês também irão Leia mais

Você sabe a importância da nutricionista na alergia alimentar?, por Adriana Costa

Por Adriana Costa⠀ @drianacosta.nutri ☑️ Um paciente, após o diagnóstico de alergia alimentar, passa a ter restrições em sua alimentação. Leia mais

Outros sintomas importantes relacionados a doenças alérgicas, por Dra. Ellen Dantas

Dra. Ellen Dantas @draellendantas Com frequência, pacientes (ou os responsáveis) chegam ao consultório com determinada queixa e quando conversamos, vejo Leia mais

Clipping: Michelle Oliveira, da Perfeito Pedaço, no Jornal da Cidade, Aracaju/SE

Alergia alimentar: crianças são as maiores atingidas Até o ano de 2050 quase 50% da população mundial poderá apresentar alguma Leia mais