Aqui eu posso comer

Vale sempre algumas dicas para que vai levar um alérgico ou um intolerante para se alimentar em estabelecimentos comerciais:

O Bem-vindo Alérgico é um projeto de conscientização em alergia e intolerância alimentar idealizado por uma mãe que sentiu na pele a dificuldade de alimentação segura fora de casa. Devido aos episódios de reação que o Dante teve em lugares que se diziam seguros sua māe, Danila, partiu para a luta de conscientização dos riscos e responsabilidades de estabelecimentos que servem alimentação. Daí nasceu a #aquieupossocomer para que outras famílias compartilhem desses estabelecimentos e de lugares que tenha boas experiências no atendimento.

  • Procure lugares capacitados e conscientes.
  • Mesmo os restaurantes mais conscienciosos e bem treinados podem cometer erros, por isso pergunte novamente antes do contato com o alimento e leve seu kit de primeiros socorros e plano de ação passado pelo médico.
  • Fale com o estabelecimento antes de ir, e explique as restrições e riscos da pessoa alérgica ou intolerante.
  • Chegue no começo do atendimento, antes de horário de pico, pois é mais fácil ter a atenção dos funcionários.
  • Evite serviços por quilo ou Self- service, nesses lugares os riscos de contaminação cruzada pelos utensílios são maiores.
  • Considere restaurantes com comida normal e básica. Muitas vezes um prato de arroz e feijão com uma carne é mais seguro que preparações elaboradas. Mas sempre questione o preparo e dos utensílios utilizados.
  • Lembre-se sempre que o controle de traços é proporcionalmente mais difícil em estabelecimentos maiores.
  • Faça perguntas abertas em vez de “sim / não”, entre em detalhes e observe a segurança da respostas e expressão facial do atendente.
  • Na dúvida, procure outra opção.

Acreditamos que com informação podemos melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas que sofrem de restrições alimentares. Comer fora deve ser um momento de prazer e união, mas no caso de alérgicos, deve-se manter a atenção e seriedade.

Publicado originalmente no http://bemvindoalergico.com.br/

O Conexão Alimentar convida você a indicar estabelecimentos seguros, com pratos para alérgicos. Preencha o formulário abaixo:

 

 

E-book: Sem leite, com amor.

E-book completo contendo 215 receitas deliciosas e práticas sem leite e soja (algumas sem ovo e glúten) e inspirações para Leia mais

Tive uma anafilaxia. E agora?

A anafilaxia é uma reação grave de hipersensibilidade, ou seja, coisas comuns, que em indivíduos não alérgicos não causariam praticamente Leia mais

Pais participam de reunião do Grupo de Ação de Alergia em escola de Jundiaí-SP

Republicamos a notícia da Prefeitura Municipal de Jundiaí, demonstrando que o trabalho de conscientização é diário. Desta vez, feito por Leia mais

O que as escolas precisam saber para receber uma criança com alergia alimentar?

Se você não conhece uma criança com alergia alimentar, nunca deve ter se atentado à importância de uma escola estar Leia mais