A importância do Diário Alimentar

Por Adriana Costa – @adrianacosta.nutri

O diário alimentar é um dos melhores instrumentos que o nutricionista e o médico possuem para a terapia alimentar das alergias e intolerâncias alimentares, pois ajuda no diagnóstico e na prevenção de crises.

Ele é um registro diário de toda rotina alimentar do paciente, pois se descreve de forma detalhada tudo que o paciente consumiu durante aquele dia; horário, tipo de alimento, quantidade, marca (quando este for industrializado), sintomas e horários (gastrointestinais, dermatológicos, respiratórios e ou comportamentais. Quanto mais detalhado for melhor para o profissional de saúde poder entender tudo que aconteceu, inclusive pode anexar fotos das reações de pele.

Exemplo de sintomas:

1 ) Gastrointestinais ( sangue nas fezes, muco, diarréia , constipação e dificuldade e ou dor ao evacuar, cólica, refluxo, vômitos)

2 ) Sintomas de pele ( dermatite, urticária, edema, inchaço, coceira, assadura)

3) Sintomas respiratórios ( tosse, catarro, chiado)

4 ) comportamento ( choro, irritabilidade, dor, sono em excesso)

Em casos de crianças que ficam com babá ou algum parente da família também auxilia na análise da alimentação deles pois nem sempre seguem o plano alimentar descrito pela nutricionista.

Além disso, é muito útil também caso o paciente resolva mudar de nutricionista ou médico, pois ele representa a história clínica de toda doença. Eu aconselho meus pacientes a terem uma “pasta arquivo” grande para guardar junto todos os exames, encaminhamentos, laudos médicos, prescrições, plano de ação, entre outros documentos importantes.

Algumas pessoas acham difícil fazer o diário alimentar pois precisam dispor de um tempo para escrever no diário, portanto este é o tempo mais bem gasto. É impossível lembrar de tudo que comeu ou que o filho consumiu.

O diário alimentar pode ser feito de forma manual em uma folha de papel, através de aplicativos do celular ou google forms. Existem inúmeros modelos, é só escolher o que achar mais eficiente. No dia que tiver muito apressado você pode também gravar um áudio no celular relatando tudo e depois com tempo passar para o diário alimentar.

Enfim existem várias formas de fazer o diário alimentar, basta apenas ter comprometimento com algo tão importante e que fará a diferença na terapia das alergias alimentares!

Faça o download 

Diario Alimentar Criancas

E-books para quem vive com alergias alimentares.

Hoje separamos alguns E-books disponíveis com receitas para quem vive com alergias alimentares. Culinária Inclusiva por @conexaoalimentaroficial Receita Sem Leite e Leia mais

Conheça Síndrome da Enterocolite Induzida Por Proteína Alimentar (FPIES)

Em recente live com Monica Bellotto (@monicabellotto_meet), falamos muito sobre FPIES: um diagnóstico dentro das alergias alimentares pouco explorado. Mônica Leia mais

Parabéns para a primeira turma do Curso Fundamentos da Confeitaria Inclusiva!

Bianca Kirschner A Chef Priscila Lorente que atua na sua loja Doces de Davi desde 2013, hoje também lidera a Leia mais

Conheça o Food Allergy Canada

O Food Allergy Canada é uma organização canadense que oferece um programa online gratuito em inglês para crianças e adolescentes, Leia mais