Um longo caminho de aprendizado nas alergias alimentares

Helem Oliveira é mãe do Antônio Augusto e da Maria Gianna
@helem.valeriano

O Antônio Augusto tem 8 anos. Há 6 anos, ele recebeu o diagnóstico de FPIES para várias proteínas alimentares: atualmente, leite, frango e couve flor, os quais ainda não superamos.

Levamos 2 anos para receber o diagnóstico. De início, as reações que ele tinha – como hipotermia, diarreia, vômito, refluxo e desidratação – eram bastante confundidas com outras coisas, principalmente pelo fato de ele ter nascido prematuro de 32 semanas.

Como nós nunca tínhamos ouvido falar em alergia e muito menos em FPIES, ele chegou num estágio bem crítico, o qual atrapalhou o seu desenvolvimento. Ele só chorava.

Toda semana, estava no pronto socorro com ele, até que um dia a recepcionista me deu uma sugestão de procurar uma médica alergista e uma gastroenterologista.

Conhecemos a Dra. Carol e a Dra. Ana Paula e realizamos o Teste de Provocação Oral, confirmando o diagnóstico de FPIES. Estudamos, conhecemos pessoas maravilhosas que nos ajudaram, nossos anjos Aline e Rafa, que nos acolheram. Rafa também é FPIES.

Precisou ficar exclusivo na fórmula de aminoácidos e foi necessário no início esconder comida dele, pois ele pedia e queria tudo, mas o organismo precisava se recuperar.

Foi um longo caminho, mas com uma equipe médica fantástica, além de nutricionista, terapeuta, psicóloga, muita força de vontade e estudos dos pais. Nisso, as coisas foram fluindo.

Hoje, já convivemos melhor com as alergias alimentares, e logo nasceu a irmã Maria Gianna, que também é alérgica a leite e ovo. Ela já foi intolerante à frutose, mas hoje já superou. Como ela já cresceu entendendo bastante as restrições do Antônio, a aceitação dela foi mais fácil. Este mês, recebi o diagnóstico de Doença Celíaca e todos nós seguimos nas restrições firmes e fortes para termos uma melhor qualidade de vida.
—-
Helem Oliveira é mãe do Antônio Augusto e da Maria Gianna. @helem.valeriano

O Antônio Augusto é FPIES para leite, frango e couve flor.

Maria Gianna alérgica a leite e ovo. Helem Oliveira é celíaca e tem intolerância à lactose. O pai, Átila Oliveira, também é intolerante à lactose e foi recém diagnosticado com esclerose múltipla.

Helem Oliveira também é uma das administradoras e idealizadoras do Grupo Pequenos Alérgicos do Vale, que tem a missão de apoiar e acolher as famílias quando recebem o diagnóstico, trocar receitas e experiências.

Lucas na “Contains: Courage FARE Summit”

Olá, meu nome é Lucas e eu tenho 8 anos eu tenho alergia a trigo, cevada, centeio e ovo. Eu Leia mais

Mateus: pai de alérgico alimentar

Ser Pai de alérgico é constantemente se colocar no lugar do filho, olhá-lo e imaginar como seria se eu estivesse Leia mais

Conheça o Multiplicar Conhecimento

Projeto social para famílias de crianças alérgicas Por Adriana Costa Roriz  O que me conduziu para a nutrição foi o Leia mais

Como a alergia da minha filha mudou a minha vida

Aqui em casa não entra refrigerante, extrato de tomate, alimentos que beiram a zero em nutrientes. Agora fazemos feira toda Leia mais