Transição para escola, responsabilidades e alergias alimentares

Érika Campos Gomes
@erikagomes.psicologia

A transição para a escola é um momento desafiador para as famílias. Especialmente para as que têm uma criança com alergia alimentar!

Mesmo quando a criança frequenta creches ou Educação Infantil por longo tempo, a entrada no Ensino Fundamental ainda se mostra difícil e delicada!

Sempre pensamos em como a escola pode cuidar das crianças alérgicas a alimentos de forma segura e inclusiva! E elas precisam se organizar e se estruturar para isso!

Mas quero conversar com vocês sobre como podemos preparar nossas crianças para a entrada na escola!

Isso! Há algumas habilidades que podemos ir construindo e ensinando nossas crianças! E que podem ajudar muito!

Mas, antes de contar o que os estudos científicos nos orientam, quero perguntar para vocês! De que forma acreditam que podemos ajudar? O que podemos ensinar para os filhos e que ajudaria no contexto escolar?

Responsabilidades

Não há idade sugerida em que se espera que a criança assuma a responsabilidade por gerenciar sua alergia alimentar.

No entanto, é essencial que os pais e educadores auxiliem-na no desenvolvimento de habilidades para que comece a cuidar das restrições que envolvem sua alergia no intuito de prepará-la para o ingresso na escola.

Lembrando que essa compreensão e cuidados em relação à sua condição precisam estar baseadas no seu nível de desenvolvimento.

Algumas dicas:

– Ler histórias que envolvam a temática;
– Realizar dramatizações de situações delicadas que podem surgir na escola;
– Utilizar do momento de compras no mercado para ensinar sobre rotulagem;
– Conversar sobre os sentimentos e receios a respeito do contexto escolar e sua alergia;
– Ajudar a encontrar formas de comunicar claramente um sintoma de reação;
– Auxiliar a identificar em seu corpo os principais sinais de que há algo errado e que pode ser o início de uma reação.

Estas são algumas atividades que podem contribuir para que a criança esteja mais preparada para essa transição para a escola!

E você? Tem realizado algumas com seu filho? A escola que ele estuda proporciona essas aprendizagens?

 

SANAGAVARAPU, P. Experiences and support needs of mothers of children with food allergy during the transition to school. Early Childhood Educ. J., v. 46, p. 523-534, 2017.

SANAGAVARAPU, P. Young children’s knowledge of food allergy and transition to school. Cogent Education, v.4, p. 1-12, 2017.