Semana Mundial da Alergia terá como tema a Anafilaxia

A Organização Mundial de Alergia terá como tema principal a tema Anafilaxia. A Semana Mundial de Alergia 2021 ocorrerá de 13 a 19 de junho de 2021.  A cada ano, a Organização Mundial de Alergia (WAO) aborda um tema diferente que tem a necessidade de maior conscientização. Para tanto, a WAO fornece aos médicos e ao público em geral um webinar, infográfico e informações adicionais para educar e difundir a conscientização sobre o tema.

A anafilaxia é uma reação alérgica séria que surge repentinamente e severamente após a exposição a alérgenos, mais comumente alimentos, drogas e veneno de inseto, e pode ser fatal.

A anafilaxia envolve as vias aéreas, respiração ou circulação. As características da anafilaxia incluem sintomas semelhantes aos da asma, pressão arterial baixa / desmaios, confusão – geralmente no contexto de sintomas mais típicos de uma reação alérgica leve, como erupção cutânea com comichão (urticária), inchaço dos lábios ou rosto, dor abdominal ou vômito. O choque anafilático é a apresentação mais grave, na qual sangue insuficiente está circulando pelo corpo, resultando em colapso.

É importante perceber os primeiros sinais de anafilaxia e ser capaz de reconhecê-la e responder rapidamente. A injeção imediata de epinefrina intramuscular (adrenalina) ao primeiro sinal de anafilaxia e chamar uma ambulância é a forma mais eficaz de tratar a anafilaxia. A epinefrina (adrenalina) está disponível como autoinjetores intramusculares ou seringas pré-cheias. No entanto, nem todas as partes do mundo têm epinefrina (adrenalina) para os pacientes manterem como medicação de resgate. Esta é uma necessidade não atendida que deve ser tratada.

Pessoas com risco de anafilaxia devem conversar com seu especialista em alergia / imunologia para saber como e quando se auto-injetar epinefrina (adrenalina), bem como desenvolver um plano de emergência. Eles devem levar o medicamento e o plano com eles em todos os momentos.

Fonte:

https://www.worldallergy.org/resources/world-allergy/2021

Leia também:

Um desabafo sobre os riscos diários dos alérgicos alimentares

 

Tive uma anafilaxia. E agora?

A anafilaxia é uma reação grave de hipersensibilidade, ou seja, coisas comuns, que em indivíduos não alérgicos não causariam praticamente Leia mais

O que não teríamos feito sem a caneta de adrenalina

Lucas: vida normal com a caneta de adrenalina na mala. Bianca Kirschner Lucas foi diagnosticado com Leia mais

Infográfico: sintomas de anafilaxia.

Acompanhe no infográfico acima os sintomas de anafilaxia que normalmente envolvem mais do que uma parte do corpo. Alguns sintomas Leia mais

Anafilaxia: depoimentos de quem teve sintomas.

Três depoimentos. Três histórias. Vivências que nos ensinam. Davi, Emanuel e Lucas falam em vídeo sobre suas experiências com anafilaxia. Leia mais