SAIBA MAIS SOBRE O COZINHAS INCLUSIVAS DO BRASIL (CIB)

O Cozinhas Inclusivas do Brasil (CIB) é um coletivo que reúne diversos chefs e cozinheiros que adotam receitas e produtos seguros para alérgicos alimentares.

O CIB não se reconhece enquanto cozinhas comuns, pois seus alimentos não estão nas definições tradicionais.

Os participantes excluem no preparo os ingredientes que são potenciais alergênicos, o que possibilita que as pessoas com restrições alimentares sejam incluídas.

O foco não está apenas no preparo dos alimentos, mas na segurança destes para os que dele necessitam.

Além disso, como exemplo, não é priorizada a venda de um bolo, mas a inclusão sócio-alimentar de cada indivíduo através deste bolo. Isso se aplica a todos os produtos do coletivo.

Esses são detalhes que distinguem o CIB da culinária tradicional e a organização deste coletivo tem como propósito a união destes profissionais a fim de gerar apoio, capacitação e alinhamento neste mesmo propósito.

Criação e desenvolvimento

Na sua origem, o CIB foi criado dentro do Incluir é Chique.

O Incluir é Chique é um projeto de inclusão sócio-alimentar que tem por objetivo promover a inclusão social do alérgico e da sua família na sociedade.

Suas ações estão baseadas em 3 pilares:

– Apoio à família que está na restrição alimentar através de ações de enfrentamento, informação e acolhimento.

– Promoção de ações na sociedade, mostrando a todos (escolas, centros comerciais, setores de hotelaria, entre outros) que essa demanda existe e deve ser atendida e respeitada.

– Conectar pessoas a empresas do ramo de alimentos inclusivos previamente cadastradas em nosso movimento, apoiando assim a dieta restrita de forma segura.

Na nova versão, em 2022, o CIB (Cozinhas Inclusivas do Brasil) ganhou um novo sistema, visual, sistema e será hospedado e administrado dentro da plataforma Conexão Alimentar.