Pesquisa com pais e escolas brasileiras revela as principais dificuldades e oportunidades para melhorar a conscientização e o ecossistema de cuidados a crianças com alergia ao leite de vaca.
A pesquisa foi conduzida pelo Núcleo de Inteligência do Grupo Abril e VEJA SAÚDE, com o apoio da Danone Nutricia. A iniciativa foi um estudo dois em um: primeiro foram entrevistados pela internet mais de 600 pais e mães de crianças com APLV; depois foram ouvidas, por telefone, 207 escolas públicas e privadas.
A ideia foi mapear o conhecimento e o comportamento das pessoas envolvidas no ecossistema de cuidados, da busca pelo diagnóstico à vida escolar. Nessa jornada, são inúmeros os percalços e as angústias na rotina. “A pesquisa nos alerta para três grandes questões: a demora no diagnóstico, capaz de levar à inadequação nutricional e afetar a relação da criança com a comida no futuro, o impacto social e emocional em toda a família e a falta de preparo das escolas para lidar com as crianças com alergia alimentar”, analisa Mariana.
Faça o download do PDF:
SA462_pesquisa alergia alimentar