NuRótulo: A cada avanço, mais união para sensibilizar as empresas

Por Bianca Kirschner e Manoel Fernandes Neto

O Aplicativo NuRótulo está cada vez mais ganhando espaço e é uma grande conquista para a comunidade de alérgicos alimentares e alergias como um todo. O aplicativo para Android e iOS escaneia o código de barras de um produto, detectando se ele tem ou não algum ingrediente alergênico. Essa semana, o portal G1 fez uma matéria bem completa em relação à ferramenta. O Conexão Alimentar entrevistou Maira Figueiredo, CEO do aplicativo, em dezembro de 2019, e já publicou outras matérias sobre o NuRótulo.

O que temos que destacar a partir de agora é a importância da disseminação do uso do aplicativo, mas também dar muita ênfase para que as empresas atualizem ou se cadastrem no Cadastro Nacional de Produtos. Esse cadastro foi criado pela Associação Brasileira de Automação ( @gs1brasil ), uma organização multissetorial sem fins lucrativos que tem como propósito implementar padrões de identificação de produtos.

O NuRótulo traz inúmeras vantagens para a leitura dos rótulos nos supermercados. Ele facilita saber com rapidez se o produto contém ou não os determinados alergênicos incluídos no aplicativo pelo usuário, consultando de forma instantânea o Cadastro Nacional de Produtos.

Mas ele só vai funcionar em sua plenitude, ou cada vez de forma mais completa, se as empresas fizerem sua parte. Por isso que cada alérgico ou seus familiares devem pressionar, usando os canais à disposição, como redes sociais das marcas que estão acostumadas a comprar mas que ainda não estão no Cadastro Nacional de Produtos.

Você sabia que as grandes marcas utilizam serviços que detectam quando são citadas na principais redes sociais? Pois bem: basta você utilizar qualquer campo de comentário citando o nome da marca e informando que ela não está no Cadastro Nacional de Produtos que a marca vai saber. Você pode citar o @ ou somente o nome da empresa. Ela vai saber que deve tomar providências.

Mais do que nunca a comunidade de alérgicos alimentares deve se unir para conquistar seu espaço e inclusão tão necessária, incluindo aspectos como respeito em relação às informações de rótulos, presença segura em restaurantes e estabelecimentos, treinamento para profissionais, consciência dos estabelecimentos de ensino, etc.

A pauta da inclusão ainda é grande. A cada conquista, mais união. Parabéns à NuRótulo e a Maira Figueiredo.

Conte com o Conexão Alimentar.

www.nurotulo.com.br
contato@nurotulo.com.br
(16)99774-6040
@nurotulo

Conexões para construir o amanhã

Por Bianca Kirschner e Manoel Fernandes Neto Neste final de 2020, vamos compartilhar reflexões sobre o projeto Conexão Alimentar, sobre Leia mais

Criatividade e inclusão

Por Bianca Kirschner e Manoel Fernandes Neto A ação implementada no Halloween pela plataforma Conexão Alimentar revela, em certa medida, Leia mais

Estabelecimentos precisam abraçar a causa dos alérgicos alimentares

Por Bianca Kirschner e Manoel Fernandes Neto O Conexão Alimentar e todos os outros sites, perfis e propostas pelos direitos Leia mais

Nosso apoio irrestrito à Liga da Alergia

Por Bianca Kirschner O Conexão Alimentar tem como uma das missões incentivar ações dentro da comunidade de alergias alimentares. Dessa Leia mais