Inspirado no projeto americano Abóbora Azul que ocorre durante o mês de Outubro no Halloween.
A cada ano, nossa ideia é aumentar a conscientização sobre alergias alimentares durante a Páscoa para quem convive com restrições alimentares, como alergias, intolerâncias e diabetes; afinal todos nos merecemos um ovo ou uma barra de chocolate nessa data tão importante na nossa cultura.
Além disso, já sabemos que existem opções inclusivas, mas muitas vezes não sabemos onde adquiri-las! Queremos ajudar as famílias alérgicas, mas também os familiares e amigos dessas famílias e acharem as opções corretas!
O Coelho Azul tem como inspiração o projeto Abóbora Azul, lançado nos Estados Unidos em 2012, que permitiu que Halloween incluísse os alérgicos alimentares com os doces livres de alérgenos.
A ideia também é aproveitar a importância da Páscoa como elemento inclusivo para quem convive com restrições alimentares, como alergias severas, intolerâncias e diabetes. Dessa forma, aproveitar a tradição de trocar presentes simbolizando o renascimento de uma vida nova em que a empatia possa orientar as relações humanas, unindo alérgicos e não-alérgicos, com ações e também doces que não contenham alérgenos. O mais importante é fazer uma celebração de todos.
Com o uso de enfeites azuis, como coelhos, fitas e papeis, gostaríamos de contar com estabelecimentos comerciais simbolizando a presença de opções sem alguns alérgenos em suas opções de produtos!
Durante o mes de outubro, é possível fazer o download da pintura do coelho, do cartaz Páscoa Inclusiva e do cartaz de apoio para estabelecimentos comerciais.
Durante essa época, temos a tradição de trocar ovos, simbolizando o nascimento, uma vida nova. Antigamente esses ovos eram de galinha, muitas vezes pintados a mão, mas atualmente são de chocolate.
Precisamos entender melhor quais os produtos de Páscoa que existem sem alguns dos ingredientes alérgenos e também precisamos entender onde encontrar esses produtos.