Lucas na “Contains: Courage FARE Summit”

Olá, meu nome é Lucas e eu tenho 8 anos eu tenho alergia a trigo, cevada, centeio e ovo. Eu tenho um irmão e o nome dele é Felipe. Ele tem 3 anos. Eu descobri minha alergia com 7 meses, quando meus pais me deram uma sopa pela primeira vez com massa que tinha trigo e logo depois eu fiquei vermelho e fui para o hospital.

Esse ano, no início de Novembro, eu fui pela primeira vez com minha mãe em um evento sobre alergias alimentares em Washington, DC, nos Estados Unidos, que se chamava Contains: Courage FARE Summit (em tradução livre Contém Coragem). FARE é a Food Allergy Research and Education, uma organização Americana de alergias alimentares. No evento tinham umas mil pessoas e eu me senti muito emocionado, porque não vi ninguém do Brasil, além da gente!

Foi legal conhecer outras crianças e adolescentes com alergias! Foram dois dias de evento e a palestra que mais gostei foi o Innovation Tank. O innovation tank era 5 adolescentes apresentando tecnologias para alérgicos, como o meu favorito que foi o aplicativo que é um leitor que lê o código de barra nos rótulos dos alimentos e cita os ingredientes e principalmente os alérgenos.

Durante o evento, eu aprendi que existem maneiras de viajar com segurança. Como por exemplo pesquisar sobre a área onde irá ficar, levar algumas comidas seguras e sempre ter sua medicação. Faça um plano de ação caso você tenha uma reação alérgica, e carregue isso sempre com você.

Eu me senti muito seguro por estar lá, especialmente a alimentação, pois eles tinham opções de restaurantes na área com explicação de quais alergias eles poderiam incluir e também no evento tinha uma área com amostras de biscoitos e outros lanchinhos que eram ok para mim. A única coisa que me deixou assustado é que as pessoas perguntavam sobre as minhas alergias e várias pessoas tinham muito mais alergias que eu.

Eu amaria poder participar de um evento assim aqui no Brasil!

Galeria:

Caso você conviva com um alérgico alimentar, ou tenha essa condição,  envie seu depoimento.  Faça uma conexão conosco.

Leia também no Conexão Alimentar:
O que eu comi durante minha gestação deixou meu bebê alérgico?

Bia Figueiredo @mamaealergia Já vi muitas mamães aqui afirmando isso ou se questionando sobre esse assunto. Eu, particularmente, resolvi não Leia mais

Celíaca, Michelle se formou em gastronomia ao adotar uma nova dieta

Michelle Ivanovo, São Paulo https://www.instagram.com/mi_ivanovo/ Sou celíaca confirmada desde 2012, ou seja, não posso consumir os alimentos que possuem glúten. Leia mais

Lucas participa do Social Support Research Program da Universidade de Alberta do Canadá

Bianca Kirschner No último domingo, dia 15 de março, Lucas encerrou mais um ciclo de participação online do Allergy Pals Leia mais

Conheça o Coletivo Acolhimento Alimentar (Piracicaba-SP)

O coletivo de Acolhimento Alimentar em uma de sua ações de conscientização. A história do Coletivo Leia mais