Hospitais e aprendizados

Seu filho já foi hospitalizado?

Foi no mês de abril de 2019 que Lucas teve uma de suas mais graves reações alérgicas. O contato com o alérgeno ocorreu dentro da nossa própria casa. Um acidente gravíssimo, que mexeu profundamente com o Lucas, que até então considerava a casa dele o lugar mais seguro do mundo.

Nesse dia, entrei berrando no pronto atendimento, solicitando atenção, solicitando que não deixassem o Lucas morrer. Pois ele perdeu a consciência e desmaiou nos meus braços logo que entramos no hospital.

Algumas horas depois, Lucas já estava bem novamente, mas precisou passar a noite no hospital. Não foi a primeira experiência dele. Hoje, já entendemos melhor todo o processo de hospitalização e nos sentimos seguros. Mas isso veio com nossa aquisição de conhecimento dentro do mundo de quem convive com alergias alimentares. As primeiras vezes foram muito dolorosas.

E essas experiências iniciais de quem ainda não tem uma visão do todo, impacta sobremaneira nas famílias; em mães e pais, avós, irmãos. Tudo a partir desse dia ganha nova importância: o que vai comer, onde vai comer, onde vai sentar, onde vai tocar. São momentos de ressignificação da existência.

Seu filho já entrou em um hospital? Nós já perdemos a conta de quantas vezes fomos ao hospital! Lucas, uma criança de 9 anos, entende que enfermeiros têm turnos, que remédios funcionam melhor se dados via acesso venoso, com uma picadinha no braço, além de saber sobre a saturação de oxigênio no sangue.

Felizmente, as hospitalizações são breves, muitas vezes por horas, mas pouco falamos sobre o impacto que essas hospitalizações têm na vida das crianças, que, no nosso caso, são as crianças com alergias alimentares.

Para o Lucas, hoje, hospital é vida e novas oportunidades. Para nós, um lugar necessário, mas que faremos de tudo para evitar.

E você tem uma história de hospital para narrar?

Bianca Kirschner,
Consultora de Viagens com Alergias Alimentares

Mãe de Lucas e Felipe,
é criadora e diretora
da plataforma Conexão Alimentar

Leia + posts

 

 

 

Dra. Glauce Hiromi Yonamine fala sobre alergias alimentares e saúde pública

Entrevista à Bianca Kirschner. O Conexão Alimentar conversou com a Dra. Glauce Hiromi Yonamine. Ela é nutricionista das Unidades de Leia mais

Atenção com as fake news de “cura” para alérgicos alimentares

Por Bianca Kirschner De tempos em tempos, somos surpreendidos com notícias de novos tratamentos. Para nós, cada novidade em tratamento Leia mais

Após o susto, atenção para a comida do hospital!

Por Bianca Kirschner Hoje quero salientar fortemente algumas das palavras da Ju Jordan, grande mobilizadora dentro da sociedade de alergias Leia mais

A experiência de Keyce Camila com a APLV

Bianca Kirschner Conversei com a Keyce Camila Curado, mãe de Lorenzo Rezende, de 3 anos, de Várzea Grande - MT. Leia mais