Encontro: “Conhecendo mais sobre Alergia Alimentar” é realizado em Mato Grosso

Encontro: Conhecendo mais sobre Alergia Alimentar

1º encontro realizado de forma híbrida em Mato Grosso como ação integrante da Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar para debater políticas públicas inclusivas.

No dia 10 de maio de 2022, foi realizado pelas Secretarias de Estado de Saúde – SES e Educação – SEDUC, através da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES no auditório da Controladoria Geral do Estado – CGE, no Centro Político Administrativo, com apoio da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – ASBAI MT, AFINAL – Associação de Famílias com Intolerâncias e Alergias Alimentares, Livre Alimentar – Comunicação em inclusão sócio alimentar e Delícias da Fer – Culinária inclusiva, o Encontro: Conhecendo mais sobre Alergia Alimentar, para debater políticas públicas inclusivas, inclusão sócio alimentar e inclusão escolar.

A mesa de abertura do evento foi composta pela Sra. Julieta Ribeiro Rodrigues, representando a primeira dama do estado, Virgínia Mendes, pela coordenadora de promoção e humanização da saúde da SES, Rosiene Rosa Pires, pela nutricionista PNAE/SEDUC-MT, Lizia Soares Penido, pela comunicadora em inclusão sócio alimentar e presidente da AFINAL, Leda Alves, e pelo deputado estadual Dr. Eugênio, que impossibilitado de se fazer presente na solenidade, enviou um vídeo falando da importância da Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar e agradeceu a todos os realizadores e apoiadores do encontro. Além disso, alguns membros de sua equipe de gabinete se fizeram presentes no evento a fim de representa-lo.

Foram realizadas duas mesas com rodadas de palestras e debates. A primeira delas com o tema: “Alergia Alimentar  e o SUS”, foi mediada pela nutricionista da SES/MT, Jane Taveira, e foi composta pelas seguintes palestrantes:

. Kelli Carneiro de Freitas Nakata – Presidente da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica – CPFT/SES-MT e Luci Emília G. de Oliveira – Superintendente de Assistência Farmacêutica – SAF/SES-MT.

. Apresentação de um vídeo da psicóloga Erika Campos Gomes, falando sobre os impactos de um diagnóstico de alergia alimentar na família.

. Dra. Ana Carolina Souza Santos, Médica Alergista membro da ASBAI –MT, que falou sobre alergias e intolerâncias alimentares, destacando suas diferenças no tocante a diagnóstico, tipos de reações e tratamentos.

Já a segunda mesa, mediada pela nutricionista da SEDUC/MT, Lizia Soares Penido, teve como tema: “Alergia Alimentar no Sistema Educacional” e contou com as seguintes palestrantes:

. Maria Sineide Neres – Assessora do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Coordenação geral do PNAE/Ministério da Educação.

. Flávia Natielly Vieira Silva – Nutricioni

anças com alergias alimentares e doença celíaca fizeram relatos de suas histórias e trajetórias na luta por diagnóstico, acompanhamento médico especializado, inclusão sócio alimentar e inclusão alimentar nas escolas.

sta Responsável Técnica pelo PNAE da Secretaria Municipal de Educação do município de Cuiabá/MT.

. Bruna Mendes Dias, Culinarista Inclusiva na Delícias da Fer Culinária Inclusiva do município de Primavera do Leste/MT.

Ao final de cada rodada de palestras, pais de cri

Além disso, foram realizados debates que culminaram em uma carta de sugestões a ser apresentada aos gestores da SES/MT e SEDUC/MT.

Vale ressaltar que a Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar foi instituída pela lei nº 11.237/2019 de autoria do deputado Dr. Eugênio e faz parte do calendário oficial do estado de Mato Grosso, e segundo o texto da lei, na terceira semana de maio deverão ser realizadas ações de conscientização sobre alergia alimentar.

A transmissão do evento de forma online foi feita pelo canal da SEDUC/MT no YouTube e está disponível nos links a seguir:

Transmissão do período da manhã:

https://youtu.be/iDA7AKrl_oI

Transmissão do período da tarde:

https://youtu.be/RUo5que6yV4

 

FOTOS

Viaskin Peanut traz resultados positivos para alérgicos ao amendoim

Foto divulgação DBV Bianca Kirschner Notícias que eu adoro ler e sei que vocês também irão Leia mais

Você sabe a importância da nutricionista na alergia alimentar?, por Adriana Costa

Por Adriana Costa⠀ @drianacosta.nutri ☑️ Um paciente, após o diagnóstico de alergia alimentar, passa a ter restrições em sua alimentação. Leia mais

Outros sintomas importantes relacionados a doenças alérgicas, por Dra. Ellen Dantas

Dra. Ellen Dantas @draellendantas Com frequência, pacientes (ou os responsáveis) chegam ao consultório com determinada queixa e quando conversamos, vejo Leia mais

Clipping: Michelle Oliveira, da Perfeito Pedaço, no Jornal da Cidade, Aracaju/SE

Alergia alimentar: crianças são as maiores atingidas Até o ano de 2050 quase 50% da população mundial poderá apresentar alguma Leia mais