E se fosse o seu filho?

Texto: Kassiane @autismocomleveza

E se fosse o seu filho sendo acusado de ser impossível de se conviver? E se fosse o seu filho tendo a matrícula negada, ou ainda, sendo convidado a se retirar da escola no meio do ano letivo? E se fosse o seu filho sendo impedido de brincar no parquinho?

Se você é mãe típica e me lê nesse momento, provavelmente essa é uma realidade bem distante. Se você é mãe atípica, tenho certeza que já passou por algo parecido.

Se você é mãe típica, te peço, por favor, pra ler esse texto até o final. Essa luta não vai avançar enquanto ela for travada só por famílias atípicas. Precisamos das famílias típicas junto com a gente. Precisamos das famílias típicas perguntando sobre inclusão na escola dos seus filhos.

Precisamos de famílias típicas explicando para seus filhos que o coleguinha diferente não atrapalha a sala, pelo contrário, tem muito a acrescentar. Precisamos das famílias típicas se indignando tanto quanto nós quando ouvem discursos do tipo: “algumas crianças têm um grau de deficiência em que é impossível a convivência”. Preciso que você pare e imagine: e se fosse do seu filho que estivessem falando? Qual seria a sua reação? Como você se sentiria? O que faria para mudar isso? Já imaginou? Conseguiu sentir aí dentro um tantinho da revolta que as famílias atípicas sentem?

Inclusão não é favor! Ninguém ganha com a segregação. Crianças e adolescentes atípicos precisam estar nas escolas regulares, nos parquinhos, nos teatros, nos shoppings, em todos os lugares. Uma cidade inclusiva é uma cidade melhor para todos.

Está chegando a época de rematrícula nas escolas e eu queria estar me preocupando com o sapato que está deixando de servir e preciso providenciar outro. Ou com a lista de material escolar. Mas minha principal preocupação nesse período é: será que vamos ter problemas na rematrícula?

Faço um apelo a todas as famílias típicas: entrem nessa briga com a gente. Não vamos conseguir avançar na inclusão sem vocês ao nosso lado. Hoje pode ser uma realidade distante da sua. Amanhã pode ser ela batendo na sua porta.

 

Projeto Coelho Azul 2022 – #pascoainclusiva

A plataforma Conexão Alimentar ( www.conexaoalimentar.com.br ) convida influenciadores,  empresas e organizações a apoiarem o projeto Coelho Azul. A iniciativa Leia mais

Teste de IgG para alimentos

Dra. Ariana Yang Doutora em Ciências pela USP Médica HC/FMUSP e UNICAMP Alergista e Imunologista Diretora do Instituto de Alergia Leia mais

Tive uma anafilaxia. E agora?

A anafilaxia é uma reação grave de hipersensibilidade, ou seja, coisas comuns, que em indivíduos não alérgicos não causariam praticamente Leia mais

Pais participam de reunião do Grupo de Ação de Alergia em escola de Jundiaí-SP

Republicamos a notícia da Prefeitura Municipal de Jundiaí, demonstrando que o trabalho de conscientização é diário. Desta vez, feito por Leia mais