Como é a consulta do Alergista e do Imunologista?

Dra. Ana Carolina Rozalem
@dra.anacarolinarozalem

Nunca passou com um Alergista e Imunologista e nem sabe o que ele faz?

Vou tentar explicar o que fazemos aqui.

C-O-N-V-E-R-S-A-M-O-S.

Seja qual for o motivo da sua procura: rinite, alergia alimentar, asma, dermatite de contato, infecções de repetição; é preciso muita conversa antes de decidir o que fazer.

E como Alergia tem muito a ver com o ambiente e hábitos, vou querer saber tudo mesmo.

O que come? Quando come?
Quantidade, frequência. Tem sintomas?

Como foi a introdução alimentar…
(se comer muita besteira já puxo a orelha tb)

Onde vive? É bem limpo? Onde dorme, como é a cama, onde passa o dia, para onde vai nas férias e fim de semana. Tem amigos pets?

Como é na escola e nas atividades. Se for muito puxado, também dou bronca, meus pacientes bem sabem!

A criança tem que se divertir. E o adulto também tem que ter lazer e momentos de relax. Até porque ESTRESSE tem muuuuuito a ver com doenças alérgicas.

Hábitos: chupeta, esportes, tabagismo. Tem, não tem. Vai bem?

Vacinas! Sempre vou querer ver as vacinas. Até dos adultos que nem sabem onde está a carteirinha. Nossa resposta às vacinas é muito importante para avaliar nosso sistema imune e algumas condições alérgicas e imunológicas necessitam de vacinação especial. Nunca esqueçam de trazer!

Aí vem a hora de ver o corpinho: como estão as vias aéreas: nariz, boca. Está obstruído, tem catarro? Auscultar pulmão e coração. Ver o estadinho da pele não hidratada… Peso, estatura…

E sempre tem exames?

Quando julgo necessário e quando não tem contra indicação faço prick-teste na consulta. Muitas vezes será necessário uma avaliação mais detalhada, então peço exames de sangue que veremos depois.

Mas na maior parte das vezes o paciente sai da consulta com uma Hipótese Diagnóstica e inicia tratamento. A história em alergia é quase tudo!

E como são doenças sem cura, retornos regulares são necessários e estou sempre disponível para ajudar em crises caso ocorram.

E aí, já tem um alergista para chamar de seu?

Você sabia que alergias alimentares estão cada vez mais comuns?

Dra. Ana Carolina Rozalem @dra.anacarolinarozalem É impressionante ver nos grupos da escola ou nos filhos de amigos a quantidade de Leia mais

Diversidade alimentar X doenças alérgicas.

Dra. Ana Carolina Rozalem @dra.anacarolinarozalem Menor diversidade alimentar durante o primeiro ano de vida pode aumentar o risco de asma Leia mais

Conheça a Esofagite Eosinofílica relacionada a alérgenos

Dra. Ana Carolina Rozalem @dra.anacarolinarozalem A Esofagite Eosinofílica é uma doença crônica, imune-mediada, cujos sintomas são consequência da inflamação "alérgica" Leia mais

Alergia alimentar: Como evitar?

Em um estudo famoso, 1 cão diminuiu o risco e NENHUMA criança que possuía 2 cachorros Leia mais