Clipping: Michelle Oliveira, da Perfeito Pedaço, no Jornal da Cidade, Aracaju/SE

Alergia alimentar: crianças são as maiores atingidas

Até o ano de 2050 quase 50% da população mundial poderá apresentar alguma forma de alergia, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). Isso porque os casos estão crescendo ano após ano, com variados tipos de alergia, sendo uma das mais frequentes a alimentar. Ainda conforme a Asbai, até o ano de 2020 cerca de 30% da população brasileira apresentava algum tipo de alergia e, desse percentual, 20% eram crianças. Para piorar, cada vez mais os casos têm apresentado maior complexidade e gravidade, por isso o assunto precisa ser amplamente discutido na sociedade brasileira.

Desde o dia 16 até o dia 20 de maio, acontece a Semana e Conscientização da Alergia Alimentar, instituída para acontecer sempre na terceira semana de maio. Em Aracaju, a empresária Michelle Oliveira, proprietária da confeitaria inclusiva para alérgicos e intolerantes Perfeito Pedaço, realiza um debate virtual com o objetivo de discutir a temática e multiplicar a informação, além de mobilizar a sociedade para a importância de acolher e incluir socialmente pessoas com alergia alimentar.

Michelle vivenciou na prática as dificuldades e a exclusão que uma alergia alimentar causa. Ela tem dois filhos alérgicos e um deles com quadro alérgico grave. Na época em que os sintomas começaram a aparecer, Arthur, o primeiro filho de Michelle, nascido em 2013, pouco se falava sobre alergia ao leite.

“Eu passei um período muito longo de médico em médico para entender o que ele tinha. Até então os médicos falavam em refluxo e mais uma série de coisas, mas não apontavam para alergia à proteína do leite. Chegaram a falar inclusive que eu não precisava fazer dieta para amamentar ele. Então eu precisei estudar e foi assim que aprendi tudo sobre essa reação que ele tinha. Identifiquei que era alergia ao leite. Pedi aos médicos que encaminhassem ele para uma unidade de saúde que tinha liberação para fórmulas específicas para alérgicos e ele permaneceu assim até os quatro anos de idade”, conta a empresária.

Leia a matéria completa:
Link

O post da  @perfeitopedaco

Viaskin Peanut traz resultados positivos para alérgicos ao amendoim

Foto divulgação DBV Bianca Kirschner Notícias que eu adoro ler e sei que vocês também irão Leia mais

Você sabe a importância da nutricionista na alergia alimentar?, por Adriana Costa

Por Adriana Costa⠀ @drianacosta.nutri ☑️ Um paciente, após o diagnóstico de alergia alimentar, passa a ter restrições em sua alimentação. Leia mais

Outros sintomas importantes relacionados a doenças alérgicas, por Dra. Ellen Dantas

Dra. Ellen Dantas @draellendantas Com frequência, pacientes (ou os responsáveis) chegam ao consultório com determinada queixa e quando conversamos, vejo Leia mais

Canal viagens: Dicas e vivências.

Viajar com AA ! Ver e viver o mundo é mais que necessário. Por isso, falamos tanto e publicamos conteúdos Leia mais