Um movimento espontâneo contra mudanças no Guia Alimentar para a População Brasileira está tomando corpo nas redes sociais.
#EuApoiooGuiaAlimentar surgiu após a Ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, enviar ofício ao Ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello solicitando “urgente revisão” do Guia Alimentar para a População Brasileira.
O ofício é acompanhado de uma nota técnica que tenta negar as evidências científicas que atestam os malefícios à saúde provocados pelos produtos ultraprocessados.
O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, é referência nacional e internacional para a promoção da saúde e indicador de políticas públicas.
O guia foi publicado em 2006 e apresentou as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a nossa população. Passou por diversas revisões positivas, como explica o site do Ministério, em texto de 2014:
Diante das transformações sociais vivenciadas pela sociedade brasileira, que impactaram sobre suas condições de saúde e nutrição, fez-se necessária a apresentação de novas recomendações. a segunda edição do guia passou por um processo de consulta pública, que permitiu o seu amplo debate por diversos setores da sociedade e orientou a construção da versão final, aqui apresentada. Tendo por pressupostos os direitos à saúde e à alimentação adequada e saudável, o guia é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no SUS e também em outros setores.
Para apoiar o manifesto em defesa do guia alimentar da população brasileira, acesse. Junte-se e este movimento: