ASBAI cria o Registro Brasileiro de Anafilaxia

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) anuncia a criação do Registro Brasileiro de Anafilaxia, que – a partir de agora – vai permitir rastrear as manifestações clínicas da doença na população, bem como a sua evolução, os principais agentes etiológicos e os tratamentos instituídos durante o atendimento de emergência, nas diferentes faixas etárias.

Desta forma, permitirá que propostas em nível de Saúde Pública possam ser implementadas, visando garantir melhor abordagem clínica e terapêutica dos pacientes com anafilaxia e, por consequência, proporcionar mais qualidade.

À semelhança do que se tem observado com a maioria das doenças alérgicas, a prevalência da anafilaxia está aumentando. Os dados nacionais são escassos e limitados a pequenos grupos populacionais específicos.

O registro será preenchido pelo médico que atender o episódio de anafilaxia, sempre com a anuência do paciente. Desta forma, mapeando os casos e apresentando as relevâncias inseridas no tema anafilaxia, queremos chamar atenção da indústria farmacêutica para que se interessem a produzir o autoaplicador de adrenalina, que hoje só pode ser adquirido pelo paciente via importação e a um custo muito elevado, tendo em vista a taxa cambial.

Sintomas respiratórios, na pele e mucosas, cardiovasculares, gastrointestinais e neurológicos são característicos da anafilaxia, a reação alérgica mais grave e que pode levar ao óbito, caso a adrenalina não seja aplicada rapidamente.

Link relacionado:
https://asbai.org.br/

Leia também:

Plano de Ação para Emergências – Faça o Download

Ideia do Pedro: cartão de emergência para carregar na carteira

 Você sabe o que é anafilaxia?

O que alérgicos alimentares podem experimentar dias depois de uma reação alérgica grave?

Bianca Kirschner Aqui na nossa casa, já vivenciamos algumas reações severas e pelo menos em duas ocasiões vimos o comportamento Leia mais

5 passos para aplicar a PENEPIN

Instruções para uso adequado e dose / frequência de administração: Aplicar este medicamento conforme receitado pelo seu médico. Em caso Leia mais

Tive uma anafilaxia. E agora?

A anafilaxia é uma reação grave de hipersensibilidade, ou seja, coisas comuns, que em indivíduos não alérgicos não causariam praticamente Leia mais

O que não teríamos feito sem a caneta de adrenalina

Lucas: vida normal com a caneta de adrenalina na mala. Bianca Kirschner Lucas foi diagnosticado com Leia mais