Alérgicos ao ovo podem ser vacinados com segurança contra influenza (gripe)

Dra. Ariana Yang
Doutora em Ciências pela USP
Médica HC/FMUSP e UNICAMP
Alergista e Imunologista
Diretora do Instituto de Alergia Campinas
CRM-SP: 95235 | RQE: 43453
@dra.arianayang

 

A vacinação é importante para reduzir o risco da gripe, que ainda causa muitas mortes em todo o mundo.

Vacinas contra a gripe e proteína do ovo

As vacinas contra gripe disponíveis são produzidas a partir do vírus da gripe cultivado em ovo de galinha. Entretanto, uma vez purificado, a quantidade de proteína de ovo residual presente em cada dose de vacina é mínima, geralmente inferior a 1 micrograma. Isso é muito menor do que a quantidade de proteína necessária para desencadear reações em alérgicos ao ovo. Sabemos que o limiar de reação é individual, porém mesmo alérgicos com grande sensibilidade, começam reagir somente a partir da exposição oral de 130 microgramas de proteína.
.
Segurança das vacinas da gripe em alérgicos ao ovo

Diversos estudos mostraram que não há aumento do risco de anafilaxia associada à vacinação contra gripe de alérgicos ao ovo. Em 2012, uma revisão de estudos incluiu 4.172 alérgicos ao ovo (513 com história de alergia grave ao ovo) sem nenhum caso de anafilaxia ocorrendo após a vacina contra gripe. Outros estudos confirmaram esses resultados.

Reações alérgicas graves à vacinação são muito raras

Alergia ao ovo não aumenta o risco de reação alérgica grave com a vacina da gripe, o risco estimado é semelhante a outras vacinas, 1 por milhão de doses. Assim, recomenda-se os cuidados normais de administração de qualquer vacina.

Efeitos colaterais leves e passageiros são comuns com vacinação

Reações no local da injeção, febre, irritabilidade após a vacinação são efeitos colaterais comuns, e indicam o início da resposta imune de proteção, não alergia à vacina.
.
Recomendações

Não há evidências de que alergia ao ovo aumenta o risco de reação alérgica à vacina contra a gripe. Portanto, alérgicos ao ovo podem e devem receber a vacina contra gripe. Casos excepcionais, com antecedentes de anafilaxia grave para mínimas quantidades de ovo, devem consultar o/a alergista para orientação sobre como vacinar com segurança.

Outras alergias alimentares, Dermatite atópica, Esofagite eosinofílica, também estão liberadas para vacinar contra gripe.

Tive uma anafilaxia. E agora?

A anafilaxia é uma reação grave de hipersensibilidade, ou seja, coisas comuns, que em indivíduos não alérgicos não causariam praticamente Leia mais

Pais participam de reunião do Grupo de Ação de Alergia em escola de Jundiaí-SP

Republicamos a notícia da Prefeitura Municipal de Jundiaí, demonstrando que o trabalho de conscientização é diário. Desta vez, feito por Leia mais

O que as escolas precisam saber para receber uma criança com alergia alimentar?

Se você não conhece uma criança com alergia alimentar, nunca deve ter se atentado à importância de uma escola estar Leia mais

ASBAI cria o Registro Brasileiro de Anafilaxia

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) anuncia a criação do Registro Brasileiro de Anafilaxia, que – a partir Leia mais