FONTE: FARE
Dicas para ter uma Páscoa sem alérgenos alimentares são importantes. A Páscoa é um feriado cheio de comida. De doces deixados pelo coelhinho da Páscoa a caça aos ovos e um almoço tradicional, alérgenos comuns são encontrados em todos os lugares. Se você está hospedando alguém com alergia alimentar neste feriado, aqui estão algumas dicas e ideias para garantir que eles estejam seguros e incluídos.
Gerenciar alergias durante feriados centrados em alimentos, como a Páscoa, pode ser um desafio. Um alimento seguro pode facilmente se tornar inseguro com a adição de um molho ou tempero. Embora cada família tenha seu próprio cardápio e tradições de Páscoa, abaixo estão alguns dos pratos mais comuns.
Presunto: Verifique os ingredientes em coberturas e aromas pré-fabricados. As carnes frescas podem ser embaladas em uma solução à base de água ou marinada, portanto, verifique os ingredientes.
Batata: Batatas amassadas, recortadas e gratinadas geralmente contêm ingredientes à base de leite, como manteiga, creme/leite ou queijo, mas também podem conter outros alérgenos.
Vegetais: Legumes podem rapidamente se tornar inseguros quando cobertos com molhos, óleos e/ou temperos. Certifique-se de verificar o que está acontecendo com o vegetal e/ou reserve uma versão simples para pessoas com alergias
Pão/pãezinhos/bagel: Além do trigo, os produtos de panificação geralmente contêm leite, soja, ovo, gergelim e nozes.
Molhos/molhos/condimentos para salada: Qualquer um deles pode conter um ou mais dos 9 principais alérgenos, incluindo peixe (frequentemente encontrado no molho Worcestershire), ovo (encontrado em molhos ou molhos à base de maionese) e trigo (um aditivo comum em molhos para salada).
Sobremesas: Tortas, bolos, biscoitos, sorvetes e outros doces podem conter muitos dos 9 principais alérgenos. Faça sua própria sobremesa segura ou use um recurso testado e confiável, como uma cozinha inclusiva.
Bebidas alcoólicas: A cerveja pode conter trigo e as cervejas especiais podem conter outros alérgenos. Alguns coquetéis e vinhos também podem conter um ou mais ingredientes alergênicos, como nozes (alguns gins são aromatizados com amêndoas), ovo (usado para fazer espuma para bebidas especiais) e até leite (usado no processo de finalização de alguns vinhos). A rotulagem de alérgenos é voluntária para produtores de bebidas alcoólicas, portanto, entre em contato com o fabricante em caso de dúvidas sobre alérgenos.
Acesse também:
Downloads: Projeto Coelho Azul – 2023 – Páscoa Inclusiva – Participe! – Apoie!